Pelly-Ruddock Mpanzu: o médio que subiu da quinta divisão até à Premier League pelo Luton Town

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Pelly-Ruddock Mpanzu: o médio que subiu da quinta divisão até à Premier League pelo Luton Town

Pelly-Ruddock Mpanzu entrou para a história do futebol mundial
Pelly-Ruddock Mpanzu entrou para a história do futebol mundialProfimedia
O Luton Town regressou à Premier League, 31 anos depois da sua última apraição. E fê-lo de mãos dadas com Pelly-Ruddock Mpanzu, um jogador que acompanhou a equipa de Bedfordshire em todas as promoções do futebol não profissional até ao topo do futebol inglês.

Por vezes, o jogo bonito dá-nos situações que parecem saídas de um filme de ficção científica. A final de promoção à Premier League deixou-nos com um desses momentos, que ficará na memória de todos os adeptos de futebol.

O Luton Town venceu o Coventry nos penáltis e regressou à Premier League, quando há apenas 10 anos nem sequer fazia parte do futebol profissional inglês.

Ao atingir o magnífico marco da promoção à primeira divisão, um jogador em especial entra na história. Trata-se de Pelly-Ruddock Mpanzu, o médio que subiu da quinta até à primeira divisão inglesa com o clube de Bedfordshire.

O jogador natural de Hendon, em Londres, é o primeiro jogador de sempre a passar do futebol não profissional para a Premier League com o mesmo clube. Um feito que se tornou ainda mais notável pelo facto de ter sido titular com todos os treinadores que teve.

Mpanzu está muito perto de ser um dos dez jogadores que mais jogos disputaram com a camisola do Luton. Tem um total de 367 partidas oficiais, nos quais o seu papel principal foi o de pivô defensivo e, às vezes, de defesa-central.

Mais leal do que Vardy

Há mais homens que passaram do futebol não profissional para a primeira divisão, mas nenhum deles vestiu as cores da mesma equipa. Do grupo que o fez sob diferentes escudos, o mais notável é Jamie Vardy (36 anos).

O veterano avançado do Leicester City não foi tão fiel quanto Mpanzu, mas em 2016 alcançou a glória eterna ao conquistar a Premier League com os Foxes, treinados por Claudio Ranieri (71 anos), um dos maiores feitos desportivos do século XXI.

Depois de ter entrado para a história do desporto, Pelly-Ruddock Mpanzu não escondeu a sua alegria.

"Tem sido uma bela viagem. Vamos festejar o verão inteiro. Sinto-me como se tivesse passado por todo o futebol", afirmou o médio inglês.