Premier League anuncia resolução das acusações ao Manchester City "num futuro próximo"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Premier League anuncia resolução das acusações ao Manchester City "num futuro próximo"
O Manchester City está acusado de infrações do fair-play financeiro
O Manchester City está acusado de infrações do fair-play financeiroProfimedia
O diretor executivo da Premier League, Richard Masters, revelou na sexta-feira que o processo contra o Manchester City por alegadas infracções financeiras será resolvido num "futuro próximo".

O City está a tentar conquistar o quarto título consecutivo da Premier League esta época, o que seria o seu segundo triunfo na competição desde que foi atingido por 115 acusações de violação das regras financeiras em fevereiro de 2023. As alegações dizem respeito à conduta do City em nove épocas, desde 2009 até 2018, altura em que a Premier League abriu uma investigação ao clube.

Questionado na sexta-feira sobre se a conquista de outro título pelo City enquanto as acusações não são resolvidas prejudicaria a credibilidade do futebol europeu, Masters disse: "Não cabe às autoridades do futebol começarem a ser selectivas sobre quem gostariam que ganhasse o campeonato. O ponto principal é que o risco existe até à última jornada. Quem sabe onde estaremos a 19 de maio?".

Masters, que falava na assembleia geral da Liga Europeia, acrescentou: "Obviamente, não podemos comentar o caso, a data foi marcada e o caso será resolvido num futuro próximo, e não posso fazer mais comentários sobre isso".

Uma comissão independente deverá ouvir o caso ainda este ano, mas não antes do final da atual campanha.

O City, segundo classificado, está a um ponto do líder Arsenal, mas tem um jogo a menos e conquistará o título se vencer os últimos cinco jogos.

Na altura em que as acusações foram feitas, o City disse que acolhia com agrado uma revisão por uma comissão independente "para considerar imparcialmente o conjunto abrangente de provas irrefutáveis que existem em apoio da nossa posição". "Como tal, esperamos que este assunto seja resolvido de uma vez por todas", acrescentou o clube.

A espera por um veredito sobre o City surge numa época em que o Everton e o Nottingham Forest sofreram deduções de pontos por violarem as regras de rentabilidade e sustentabilidade da liga (PSR).

A penalização inicial de 10 pontos do Everton foi reduzida para seis após recurso, mas foi-lhes aplicada outra penalização de dois pontos por infracções semelhantes, da qual também estão a recorrer. O Forest, ameaçado de despromoção, recorreu depois de lhe ter sido aplicada uma dedução de quatro pontos pelas suas próprias infracções ao PSR.