Só a Fantasy Premier League não é suficiente: também pode jogar o modo "draft"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Só a Fantasy Premier League não é suficiente: também pode jogar o modo "draft"

Conheça como funciona o modo draft da FPL
Conheça como funciona o modo draft da FPLFlashscore
A Fantasy Premier League é, sobretudo, conhecida no mundo do futebol pelo seu modelo de jogo padrão, mas há alguns anos os criadores certificaram-se de a tornar mais atrativa, lançando o FPL Draft. Em que consiste este modo de jogo e como pode começar a jogá-lo? O Flashscore explica-lhe tudo.

Para jogar o FPL Draft, em primeiro lugar, precisa de um administrador da sua liga, que se encarregará de organizar todo o evento. Isto porque aqui não pode simplesmente sentar-se a qualquer hora e criar a sua equipa. Neste modo, é necessário chegar a acordo com os restantes jogadores com quem pretende competir e, em seguida, organizar um draft, ao estilo da liga americana da NBA.

Podem participar nesta liga um máximo de 16 pessoas, mas os criadores indicam oito jogadores como o número ideal. Têm de combinar uma hora específica do dia e todos têm de estar em frente aos computadores ou telemóveis ao mesmo tempo.

Em seguida, selecionam os jogadores. Cada um dos jogadores terá de selecionar 15 atletas para a equipa, mas, ao contrário do que acontece no modo de jogo normal, estes não terão os seus preços. Assim, não tem de se limitar e pode escolher todas as estrelas, se estiverem disponíveis. No entanto, o mais importante é que apenas um de vós poderá ter um determinado jogador na equipa.

A seleção será feita segundo o método da serpente, o que significa que, se forem dez, o primeiro jogador (escolhido aleatoriamente) terá a primeira escolha e só depois o vigésimo. Assim, ele pode escolher Erling Haaland, impossibilitando qualquer outro de o escolher, mas depois fica a ver os outros escolherem 18 grandes jogadores da liga, e ele só terá a vigésima escolha.

Depois disso, o jogo prossegue pela mesma ordem, pelo que esse jogador escolherá também a 21.ª e a 40.ª. Para isso, o último a escolher, que neste caso é o décimo, terá também a 11.ª escolha. As maiores estrelas serão, portanto, escolhidas para ele, mas ele terá duas escolhas seguidas.

O organizador de todo o evento escolhe o momento em que serão feitas as seleções e também o tempo para tomar a decisão - que pode ser de 30, 60, 90 ou 120 segundos. Por isso, vale a pena preparar uma lista dos atletas que gostaria de escolher, uma vez que não tem qualquer controlo sobre quem ainda falta escolher e terá muito pouco tempo para decidir.

Os jogadores de interesse, especialmente os menos populares e de equipas mais fracas, podem ser adicionados a uma "Lista de observação" no jogo. Poderá assim escolhê-los rapidamente numa das suas próximas seleções. A "Lista de observação" também lhe dá a possibilidade de estar ausente durante a seleção do projeto. O sistema selecionará então os jogadores para o seu plantel, sugerindo apenas a ordem na "Lista de observação".

Se já tiver completado o seu projeto, começará o jogo. Uma das principais alterações à versão principal do jogo é o facto de não existir um capitão para cada jornada. Isto porque seria injusto se alguém com Haaland pudesse duplicar os seus pontos todas as semanas, enquanto mais ninguém teria o norueguês no seu plantel.

Quando selecionar jogadores individuais, deve contar com eles no seu plantel durante grande parte da época. No entanto, poderá substituí-los. Pode fazê-lo de três formas: pedindo a dispensa de um jogador e selecionando outro da mesma posição (se um jogador for pretendido por um mínimo de dois jogadores, o que estiver mais abaixo na liga terá preferência), contratando um nome que não tenha sido selecionado no draft ou trocando jogadores com outros jogadores.

À medida que joga, a sua equipa acumula pontos de acordo com os padrões conhecidos do modo de jogo principal e, no final, a pessoa com mais pontos na sua conta ganha. Também é possível competir numa liga frente a frente e, o que é mais importante, não existe uma classificação mundial global nesta fórmula de seleção.

Por isso, o objetivo é jogar apenas contra os seus amigos. Também pode entrar numa liga pública de recrutamento e jogar contra outros utilizadores.

Leia todos os artigos sobre a Fantasy Premier League