Botafogo vence São Paulo (2-1) na primeira jornada do Brasileirão

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Botafogo vence São Paulo (2-1) na primeira jornada do Brasileirão
Tiquinho abriu o placar para o Botafogo
Tiquinho abriu o placar para o Botafogo
Vítor Silva/Botafogo
O Botafogo venceu o São Paulo por 2 -1, no Nilton Santos, na primeira jornada do Brasileirão. Eduardo marcou o golo decisivo aos 88 minutos. Na etapa inicial, Tiquinho Soares abriu o marcador e Calleri deixou tudo igual.

Eduardo em grande fase

A subida de forma do Botafogo em 2023 está diretamente ligada ao regresso de Carlos Eduardo. O antigo médio do FC Porto voltou a ser decisivo, com assistência e golo, para dar a vitória ao conjunto de Luís Castro. O camisola 33 marcou seis vezes em sete jogos este ano.

Logo aos quatro minutos, Carlos Eduardo marcou um livre que encontrou a cabeça de Tiquinho Soares, para abrir o marcador. O Botafogo dominou o início do jogo, mas viu o São Paulo empatar por intermédio de Calleri e criar as melhores oportunidades. Já no fim, aos 88 minutos, Carlos Eduardo apareceu na área para cabecear, após cruzamento de Cuesta e garantir a vitória.

Eduardo decidiu para o Botafogo no fim
Vítor Silva/Botafogo

Lucas Perri evitou reviravolta

Carlos Eduardo foi o grande destaque alvinegro pela participação nos golos, mas o guarda-redes Lucas Perri também foi fundamental para o resultado. No período de maior domínio do São Paulo, no segundo tempo, o guardião fez duas grandes defesas para segurar o empate, após remates de Caio Paulista e Marcos Paulo.

Perri brilhou justamente contra o clube onde se formou. O guarda-redes nunca teve muitas oportunidades no São Paulo, com apenas nove partidas entre 2019 a 2021.

Lucas Perri teve grande atuação no Nilton Santos
Vítor Silva/Botafogo

O Botafogo quebrou um tabu de 11 anos sem vencer na primeira jornada do Brasileirão. O último triunfo havia sido contra o... São Paulo, em 2012, também no Nilton Santos. A equipa alvinegra chegou aos sete jogos sem perder desde a eliminação no Campeonato Carioca, um feito para Luís Castro.

Reveja as principais incidências da partida

O São Paulo até teve boas oportunidades no segundo tempo, mas voltou a sair com um resultado negativo.

Os números da partida
Flashscore

As duas equipas voltam a entrar campo a meio da semana, para disputar a Sul-Americana. Na terça-feira, o São Paulo recebe o Puerto Cabello da Venezuela. Já na quinta, o Botafogo enfrenta o Universidad César Vallejo, novamente no Nilton Santos.

Luís Castro defende equipa

No final da partida, Luís Castro foi questionado sobre a exibição do Botafogo e acabou por sair em defesa dos jogadores.

"Nos últimos 10 jogos, o Botafogo sofreu uma derrota. São factos. Eu tenho vindo a ouvir muita coisa, mas se uma equipa que jogasse tão mal como está a dizer não teria esses resultados. É normal uma certa instabilidade no início da temporada. Pela primeira vez em dois meses jogámos no nosso estádio e vi coisas positivas, uma delas a coragem e determinação. Superámos um momento menos bom no jogo e vencemos, com grande intensidade", atirou.