Classificação xG Flashscore: Bahia lidera Brasileirão nos pontos esperados

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Classificação xG Flashscore: Bahia lidera Brasileirão nos pontos esperados

Bahia seria o líder do campeonato em pontos esperados
Bahia seria o líder do campeonato em pontos esperadosAFP
A estatística dos golos esperados (xG) popularizou-se nos últimos anos, para tentar medir o domínio de uma equipa durante um jogo. Com base nessa métrica, o Flashscore preparou uma classificação alternativa do Brasileirão 2024.

Para isso, vamos esclarecer as regras que nortearão a elaboração da classificação. Os golos esperados apresentam dois dígitos na casa decimal, no entanto, desconsideraremo-los para chegar aos resultados. Exemplo: o xG de uma partida foi 0,97 x 0,50; para efeitos do nosso levantamento, o jogo terminou 0-0. Ou seja, o número antes da casa decimal determina a quantidade de golos marcados.

Outro ponto serão os critérios de desempate. Utilizaremos o primeiro da classificação oficial: número de vitórias. O saldo de golos não será tido em conta. Neste início, algumas equipas possuem mais jogos disputados que outras. Em caso de empate em pontos e número de vitórias, as equipas com menos jogos ficam à frente.

Bahia lidera a classificação

Após cinco jornadas, o Esquadrão de Aço lidera a classificação de pontos esperados com 10, exatamente a mesma campanha que possui na tabela real. Porém, a equipa de Rogério Ceni foi beneficiada pela queda do atual líder, o Athletico-PR. O Furacão perde dois pontos na classificação de golos esperados e cai para a 6.ª posição.

Os primeiros classificados em pontos esperados
Os primeiros classificados em pontos esperadosFlashscore

Botafogo e Atlético-MG, que vêm logo em seguida, também ganham uma posição cada e fecham o top 4 com o São Paulo. O Tricolor Paulista subiria quatro lugares em relação ao campeonato real.

Atlético-MG, São Paulo, Internacional e Corinthians são os invictos do Brasileirão de xG. O Timão, orientado pelo português António Oliveira, inclusive, é o que mais mudaria positivamente. A equipa paulista sairia de 14.º (real) para 7.º (esperado).

Bragantino descarrila e lanterna muda

Se o Bahia é o grande destaque positivo por assumir a liderança, o Red Bull Bragantino é muito melhor na vida real do que no cenário hipotético. O Massa Bruta cai 14 posições e tem seis pontos a menos na tabela alternativa do Flashscore. As vitórias contra Vasco e Corinthians viram empates e as igualdades com Fortaleza e Flamengo transformam-se em derrotas.

A classificação real do Brasileirão
A classificação real do BrasileirãoFlashscore

Outra mudança significativa dá-se na zona vermelha. O Cuiabá, agora de Petit, que ainda não pontuou, sai do zero e conquista uma vitória. O Dourado deixaria a lanterna com o Criciúma, que perde três pontos, em três jogos.

Veja a classificação xG Flashscore do Brasileirão:

1) Bahia: 10 pts; 3V

2) Botafogo: 9 pts; 3V

3) Atlético-MG: 9 pts (+1); 2V

4) São Paulo: 9 pts (+2); 2V

5) Internacional: 8 pts (+1); 2V

6) Athletico-PR: 8 pts (-2); 2V

7) Corinthians: 7 pts (+2); 1V

8) Grêmio: 6 pts; 2V

9) Palmeiras: 6 pts (-2); 1V

10) Flamengo: 6 pts (-2); 1V

11) Fortaleza: 5 pts (-1); 1V

12) Vasco: 5 pts (+2); 1V

13) Cruzeiro: 4 pts (-3); 1V

14) Vitória: 4 pts (+3); 1V

15) Atlético-GO: 4 pts (+3); 1V

16) Fluminense: 4 pts (-1); 0V

17) Cuiabá: 3 pts (+3); 1V

18) Juventude: 3 pts (-2); 0V

19) Red Bull Bragantino: 3 pts (-6); 0V

20) Criciúma: 2 pts (-3); 0V