Pione Sisto, internacional dinamarquês, instala seita em Portugal

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Pione Sisto, internacional dinamarquês, instala seita em Portugal

Pione Sisto ao serviço do Midtjylland
Pione Sisto ao serviço do MidtjyllandFC Midtjylland
Rosto conhecido dos mais aficionados da saga Football Manager, o internacional dinamarquês não teve o sucesso dentro de campo que muitos lhe adivinhavam mas agora aparece envolvido numa seita radicada em Portugal. Autoridades nacionais estão a investigar o Reino do Pineal, o mais recente episódio de uma carreira marcada por extravagâncias.

Esta quarta-feira, a revista Visão e o jornal Marca divulgaram uma história sobre uma seita instalada em Oliveira do Hospital, no distrito de Coimbra. O Reino do Pineal, como foi apelidado é liderado pelo filósofo espiritual Água Akhabl Pinheiro e está sediado numa propriedade comprada por Pione Sisto, internacional dinamarquês que atualmente joga no Midtjylland.

Segundo as reportagens trata-se de uma comunidade composta por algumas dezenas de pessoas (homens, mulheres e crianças) cujo objetivo passa por desligar-se do mundo exterior e viver totalmente pelas regras impostas pelo guru espiritual britânico. Uma das exigências extravagantes passa pelo reconhecimento deste reino como estado soberano por parte de Portugal.

De resto, a Visão explica que a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital procedeu a abertura de inquéritos junto do Ministério Público, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e a Comissão de Proteção de Menores para averiguar o que se passa no Reino do Pineal.

Um jogador extravagante

Nascido no Uganda mas desde muito novo a viver na Dinamarca (chegou como refugiado a fugir da guerra), Pione Sisto foi considerado como um dos maiores prodígios futebolísticos daquele país. Contudo, nunca conseguiu estar à altura das expectativas geradas, muito por causa do estatuto de wonderkid que surgiu na famosa saga de videojogos Football Manager.

Só teve uma experiência fora da Dinamarca, no Celta de Vigo (2016 a 2020) que ficou marcada por momentos… extravagantes. Quando chegou à Galiza, Pione Sisto e o pai protagonizaram um ritual indígena para dar sorte, o mesmo aconteceu quando regressou ao Midtjylland.

Em 2020, em plena pandemia de Covid-19 decidiu infrigir as regras sanitárias e, sem conhecimento do Celta de Vigo, viajou de carro da Galiza até à Dinamarca, tudo documentado nas… redes sociais. A justificação? “Precisava de voltar a casa”. Foi a gota de água nos Balaídos, deixando o clube nesse mesmo ano.

O regresso à Dinamarca não trouxe mais estabilidade. No final de 2022 foi afastado do plantel principal do Midtjylland. “Tem sido difícil comunicar com o Pione, até mesmo com as pessoas que o rodeia. Não existiram avanços e lamentamos, mas a cultura e os nossos valores são o mais importante”, justificou Svend Graversen, diretor-desportivo da equipa.

Não faz um jogo oficial desde 7 de novembro de 2022.

A carreira de Pione Sisto
A carreira de Pione SistoFlashscore