Taça Asiática: Ghalenoei critica comunicação social iraniana depois de garantir meias-finais

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Taça Asiática: Ghalenoei critica comunicação social iraniana depois de garantir meias-finais

O selecionador do Irão, Amir Ghalenoei, contra o Japão
O selecionador do Irão, Amir Ghalenoei, contra o JapãoReuters
O selecionador do Irão, Amir Ghalenoei (60 anos), disparou contra os meios de comunicação social do seu país, depois de ter conduzido a sua equipa às meias-finais da Taça Asiática, este sábado, dizendo que algumas das suas críticas não se justificavam depois de ter assumido o comando da seleção nacional há 11 meses.

Recorde as incidências da partida

Ghalenoei assumiu o comando da equipa em março, para uma segunda passagem, depois de ter conduzido os iranianos aos quartos de final da Taça Asiática em 2007, mas desta vez levou-os mais longe, depois de terem vencido o Japão, o melhor classificado da Ásia, por 2-1, este sábado.

O treinador de 60 anos, que substituiu o português Carlos Queiroz, está invicto há 16 jogos, mas foi questionado no ano passado, quando o Irão participou em competições amigáveis como o Torneio Internacional da Jordânia e a Taça das Nações CAFA.

"Toda a gente deve acreditar nos treinadores iranianos. Temos muitos bons treinadores iranianos que não puderam ir para a Europa devido à situação política do Irão", disse Ghalenoei aos jornalistas, depois de ter sido aplaudido de pé na sua conferência de imprensa.

"Durante os últimos 11 meses, os meios de comunicação social iranianos criticaram-nos quando participámos no Torneio Internacional da Jordânia e na Taça das Nações CAFA. Mas, como podem ver, das oito equipas presentes nos quartos de final da Taça Asiática, cinco eram provenientes desse torneio. Três equipas desses torneios chegaram às meias-finais. Não estou a dizer que as críticas não são boas, mas algumas pessoas tentaram arruinar a seleção nacional nos últimos 11 meses. Isso não é bom... Quero agradecer a todos os que nos apoiaram e à minha família", afirmou o treinador.

Adeptos iranianos durante a vitória nos quartos de final
Adeptos iranianos durante a vitória nos quartos de finalReuters

A equipa de Ghalenoei venceu o torneio inaugural de sete equipas organizado pela Associação de Futebol da Ásia Central (CAFA) em junho, derrotando o Uzbequistão na final.

Em outubro, o Irão venceu o Torneio Internacional da Jordânia, organizado por quatro equipas em Amã, ao derrotar o Catar na final da competição, que também contou com a participação da Jordânia e do Iraque.

O Irão vai defrontar o Catar na meia-final da Taça Asiática.

"Antes da fase a eliminar, muitas pessoas sugeriram que deveríamos mudar o nosso caminho para a final (para evitar as equipas de topo na Taça Asiática), mas fomos suficientemente corajosos para jogar com todos. Vencemos todas as equipas até esta fase", lembrou o selecionador do Irão.