Lyon e Estrasburgo abrem quartos da Taça de França

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Lyon e Estrasburgo abrem quartos da Taça de França
Lyon durante a vitória sobre o Metz na última sexta-feira.
Lyon durante a vitória sobre o Metz na última sexta-feira.AFP
O Lyon-Estrasburgo, um confronto entre clubes da Ligue 1, abre os quartos de final da Taça de França esta terça-feira, antes de o Rouen (Nacional) enfrentar o Valenciennes (L2) na quarta-feira e o Puy (N2) defrontar o Rennes (L1) na quinta-feira.

Acompanhe as principais incidências da partida

O Paris Saint-Germain, que já venceu 14 vezes a competição, defronta o Nice no dia 13 de março. O primeiro semifinalista será anunciado na terça-feira à noite, e poderá ser o Lyon, que vem de uma longa trajetória. O conjunto do Ródano, que chegou a estar em zona de despromoção, conquistou cinco vitórias em todas as competições.

Os companheiros do capitão Alexandre Lacazette, autor de três golos na série, estão a oito pontos da qualificação europeia através da liga e a apenas três jogos da taça.

Os alsacianos, por outro lado, perderam os últimos quatro jogos na Ligue 1 e estão a apenas três pontos da zona de repescagem.

Os três sobreviventes das divisões inferiores entram em cena na quarta e na quinta-feira. Depois de eliminar o campeão Toulouse e o Mónaco nas duas últimas jornadas, o FC Rouen espera reviver os dias de glória no Estádio Robert-Diochon, onde chegou à final há 99 anos, em 1925, contra o CASG Paris (1-1 a.p., 3-2 na repetição).

O calendário da próxima ronda da Taça de França
O calendário da próxima ronda da Taça de FrançaFlashscore

A chance do Rouen?

O clube da Normandia não disputa os quartos de final desde 1999, contra o Sedan (derrota por 2-0), quando estava na CFA2 (5ª divisão).

O FCR tentará substituir o US Quevilly, o clube dos subúrbios do sul, então na N2, que perdeu a final de 2012 para o Lyon (1-0).

O seu adversário, o Valenciennes , não chega às meias-finais da Taça de França desde 1970, sob o nome de USVA (Valenciennes-Anzin), quando foi derrotado pelo Nantes (0-2/0-0).

O jogo foi transferido para as 20:00 para dar lugar à equipa feminina francesa, que joga a final da Liga das Nações contra a Espanha às 18:00.

Na quinta-feira, será a vez do Le Puy-en-Velay, que atingiu os quartos de final da competição pela primeira vez na sua história. O clube de onde saiu o antigo internacional Sidney Govou tentará ir mais longe contra o Rennes, vencedor em 2019.

O grande favorito, o Paris, não entrará na competição durante quinze dias,"para preservar tanto a competitividade dos clubes franceses na cena europeia como a visibilidade da equipa feminina francesa", explicou a Federação Francesa de Futebol (FFF).

O PSG teria um calendário muito preenchido, culminando com a segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões em San Sebastian contra a Real Sociedad (vitória por 2-0 na primeira mão) a 5 de março.

Finalista infeliz contra o Nantes (1-0) há dois anos, o OGCN recorda que nessa época eliminou o PSG nos oitavos de final (0-0, 6-5 nos penáltis) e, sobretudo, que venceu no Parc des Princes (3-2) em setembro.