Taça de França: Cinco surpresas que podem acontecer no fim-de-semana

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Taça de França: Cinco surpresas que podem acontecer no fim-de-semana

Será que Jocelyn Gourvennec conseguirá ajudar o Nantes a evitar a armadilha do Palaiso?
Será que Jocelyn Gourvennec conseguirá ajudar o Nantes a evitar a armadilha do Palaiso?SEBASTIEN SALOM-GOMIS/AFP
Os 32 avos de final começam esta sexta-feira e nem sempre é fácil interessar-se, dada a proporção ainda elevada de clubes semi-profissionais ou mesmo amadores. No entanto, não se trata de uma aversão ao "charme da taça", mas sim de uma vontade de realçar os prováveis contos de fadas do futuro. Prognósticos.

Pau - Nantes

Os canários chegaram a duas finais consecutivas, mas será que vão conseguir a terceira? Difiícl, já que as probabilidades estão contra eles, dada a situação desportiva do clube, que não tem sido particularmente positiva nesta temporada.

Quando se deslocarem a Pau, os homens de Jocelyn Gourvennec terão de eliminar o quinto classificado da Ligue 2 se quiserem avançar. Um desafio que não será nada fácil. Os Palois podem surpreender, pois já chegaram aos oitavos quatro vezes em sua história (1992, 1993, 1998 e 2020).

Sarreguemines - Valenciennes

Em 2016, o Sarreguemines recebeu o Valenciennes por duas vezes na Taça de França... ao longo de duas épocas. E a "magia da taça" funcionou.

A 3 de janeiro, o clube de Moselle venceu o clube nórdico por 1-0, mas perdeu na ronda seguinte. Onze meses depois, os Sarregueminois voltaram a defrontar o Valenciennes (também no dia 3) e qualificaram-se graças a dois golos de El Hassane M'Barki (vitória por 2-1). No entanto, voltaram a falhar nos 16 avos de final depois de ultrapassarem o obstáculo do Reims - na altura na Ligue 2. Três vezes à vista para o SFC?

Les Herbiers - Châteauroux

Todos nos lembramos da histórica corrida do clube da Vendée até a final na temporada 2017/18. Apesar de ter perdido com o PSG no Stade de France, o Vendée Les Herbiers Football deixou a sua marca no futebol francês. Desde então, o clube voltou a cair no esquecimento e não conseguiu regressar às divisões nacionais

No entanto, a oportunidade de voltar a se destacar aparece neste fim de semana, quando recebe o Châteauroux, que está em grande dificuldade nesta temporada (16.º do Nacional).

Sannois Saint-Gratien - Bordéus

Será necessário muito tempo para descrever o mau momento que o Bordéus atravessa? Nem por isso, mas este jogo da Taça de França é uma oportunidade para explicar como a equipa de Albert Riera tem potencial para ser uma das "surpresas" dos 32 avos de final

13.º da Ligue 2 após 19 jogos, os Girondinos ainda estão longe de acreditar na promoção e é difícil saber hoje se a Taça é um objetivo prioritário. Mas, no fundo, é indiferente, porque, de qualquer forma, poderão ser surpreendidos pelo Entente Sannois Saint-Gratien, a quem só falta este jogo para relançar a época. O clube de Valdois está no último lugar no grupo da National 3.

Chambéry - Toulouse

Escolher o atual detentor do troféu como uma possível surpresa é ousado no papel. Mas a equipa de Carles Martinez Novell não vence nas provas nacionais desde 1 de outubro. Uma eternidade. A moral está em baixa e não há garantia de que o ímpeto será retomado quando eles viajarem para a Sabóia no primeiro fim de semana de janeiro.

O Chambéry Savoie Football joga na Divisão Nacional 3 e está atualmente em 5.º lugar no seu grupo após 11 jogos. Seria uma façanha que lembraria a campanha de 2010/11, quando o Angers parou o conjunto nos quartos de final.