Ligue 1: Marselha continua sem perder em casa (2-1), Brest prolonga bom momento (0-2)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ligue 1: Marselha continua sem perder em casa (2-1), Brest prolonga bom momento (0-2)
Atualizado
Murillo e Aubameyang felizes após o golo de abertura.
Murillo e Aubameyang felizes após o golo de abertura. AFP
O Brest conquistou a sua quarta vitória em cinco jogos ao vencer o Nantes (0-2), em La Beaujoire, na tarde de domingo. Mais tarde, Estrasburgo e Montpellier venceram Lorient e Metz, respetivamente, ao passo que Toulouse e Rennes não saíram do nulo. Mais tarde, o Marselha derrotou o lanterna vermelha, o Clermont, por 2-1.

Marselha 2-1 Clermont

As pontuações das duas equipas
As pontuações das duas equipasFlashscore

O estádio Velodrome é uma verdadeira fortaleza construída por este Olympique de Marseille versão 2023-2024. Ao contrário da temporada passada, quando perdeu um grande número de pontos em casa, desde a chegada de Gennaro Gattuso o estádio tornou-se um trunfo decisivo (três vitórias, um empate, zero golos sofridos). Na tarde deste domingo, o Clermont pagou o preço.

Mais uma vez, os homens de Gennaro Gattuso foram inflexíveis na defesa. O Clermont tentava segurar a bola e, quando ela ultrapassava a linha do meio-campo, encontrava um bloco olímpico irredutível.

Na frente, assim que conseguiram colocar a bola na rede, foram cirúrgicos. Depois de Harit ter esbarrado em Diaw poucos segundos antes (25'), Michael Murillo abriu o marcador para o Marselha (26'). A ação de triângulo de um toque foi magnífica entre Veretout, Aubameyang e o panamiano, que colocou a bola no fundo das redes graças a um ressalto.

As estatísticas da partida
As estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

As transições continuaram a ser perfeitamente trabalhadas e o Marselha, que inicialmente encontrou a trave com um cabeceamento de Ndiaye, fez o golo no final do primeiro tempo. Amine Harit aproveitou um ressalto de Diaw após outra tentativa do senegalês e empurrou a bola para o fundo das redes (42'). O resultado era mais do que merecido, dada a superioridade do Marselha sobre o Clermont.

No entanto, a vantagem de dois golos tinha dado demasiada confiança aos olímpicos, que viram o seu adversário reduzir a desvantagem pouco antes da hora de jogo. Após um canto cobrado por Muhammed Cham, Allevinah bateu Pau Lopez de cabeça (58'). 677 minutos depois, o espanhol sofreu um golo no Stade Velodróme.

Mas, apesar da redução no marcador, o Marselha e Gattuso conseguiram uma preciosa quarta vitória em casa desde que o italiano assumiu as rédeas do clube. Azzedine Ounahi poderia ter dado à sua equipa uma nova vantagem de dois golos com um remate de primeira, mas Diaw estava atento.

Lorient 1-2 Estrasburgo

As notas individuais dos onzes iniciais
As notas individuais dos onzes iniciaisFlashscore

A má fase continua para o Lorient, que não conseguiu encontrar uma maneira de desestabilizar a defesa do Estrasburgo em casa, na tarde de domingo. Infelizmente para eles, os adversários aproveitaram as falhas defensivas para marcar dois golos. Dilane Bakwa (14) e Kevin Gameiro (49), que não comemorou por respeito ao seu antigo clube, tornaram a vitória possível.

Na resposta, Bamba Dieng reacendeu o suspense aos 53, mas não foi suficiente. Os homens de Régis Le Bris tentaram algumas investidas na meia hora final, mas faltou convicção. Apesar de tudo, a sorte do Lorient continua perdida.

As principais estatísticas da partida
As principais estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

Metz 0-1 Montpellier

As notas individuais dos onzes iniciais
As notas individuais dos onzes iniciaisFlashscore

Finalmente a vitória dos comandados de Michel Der Zakarian! Foi Maxime Estève quem deu os três pontos à sua equipe, graças a um belo cabecemaento após um canto cobrado pelo inevitável Téji Savanier (9). Depois disso, o Montpellier administrou o jogo para fechar o placard. Do outro lado, os Messins não tinham inspiração... como tem sido seu hábito desde o início da temporada. A equipa de László Bölöni contabilizou 19 remates, mas só acertou quatro vezes no alvo e nunca incomodou Benjamin Lecomte.

E mesmo que o Montpellier não tenha sido particularmente brilhante ofensivamente, o principal foi esta lufada de ar fresco no nevoeiro de Moselle. Agora, 12.º na Ligue 1, o clube do Hérault recuperou uma pequena vantagem de um ponto sobre os seus rivais pela sobrevivência. Vale ressaltar que eles não venciam desde o final de outubro.

As principais estatísticas da partida
As principais estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

Toulouse 0-0 Rennes

As notas individuais dos onzes iniciais
As notas individuais dos onzes iniciaisFlashscore

Houve alguns remates à baliza neste jogo, mas poucas oportunidades de perigo. Se olharmos para as estatísticas, nenhuma das equipas conseguiu mais de criar muito perigo. E, infelizmente, tanto o Toulouse quanto o Rennes não conseguiram balançar as redes.

O resultado foi um empate sem golos que reflete as deficiências das duas equipas. As posições na classificação não mudaram muito, mas o Toulouse aproxima-se inexoravelmente da zona vermelha. O Rennes, por sua vez, continua a não progredir muito, mesmo que a ausência de Benjamin Bourigeaud tenha sido sentida.

As principais estatísticas da partida
As principais estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

Nantes 0-2 Brest

As notas individuais dos onzes iniciais
As notas individuais dos onzes iniciaisFlashscore

O primeiro tempo foi bastante tranquilo. Os homens de Eric Roy tiveram o domínio da bola nos primeiros minutos, mas não conseguiram capitalizar as suas oportunidades, mesmo quando a defesa do Nantes perdeu a bola à esquerda da sua área (14). Le Douaron não era realista e o Brest não levava, por isso, perigo, enquanto o Nantes disparou por duas vezes à baliza de Bizot (19 e 33), mas permaneceu inofensivo.

Como resultado, tudo ficou para ser feito nos quarenta e cinco minutos finais. E foi aí que o Brest finalmente mostrou o seu valor com sua primeira grande oportunidade. Del Castillo lançou Lala em profundidade pela direita e o seu cruzamento de primeira foi recebido por Magnetti na entrada da área. Este último ajustou o seu remate rasteiro de pé direito e Lafont não teve hipótese (50).

O jogo tornou-se inevitavelmente mais agitado e Merlin esteve perto de bater Bizot, por sua vez, com um remate de pé direito (53). Atrás, mais espaço foi criado e, em um contra-ataque, Lees-Melou encontrou Mounié na entrada da área, mas o seu remate de cabeça foi desviado para canto (57). No entanto, na sequência dessa bola parada, o internacional beninense não falhou pela segunda vez. Após a bola ter sido afastada por Chirivella na tentativa de cabeceamento de Le Douaron, este último pegou na bola na marca de grande penalidade e rematou para a baliza vazia (58).

As principais estatísticas da partida
As principais estatísticas da partidaOpta by Stats Perform

O segundo golo chegou na hora certa para o Brest, que teve Bizot a defender as tentativas de Marquinhos (62) e Simon (64). Lafont, por sua vez, foi decisivo quando Satriano ficou cara a cara com ele (78). 

No final do dia, a vitória do Brest era lógica, tendo em conta a situação atual. Com isso, o Brest está provisoriamente no 4.º lugar na Ligue 1, com 28 pontos. O Nantes, por sua vez, está estagnado no 10.º posto com 18 pontos, mas pode ver Estrasburgo, Metz ou Rennes aproximarem-se.