Cinco minutos fatais: Benfica vence Famalicão (2-0) e está nos oitavos de final da Taça

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Cinco minutos fatais: Benfica vence Famalicão (2-0) e está nos oitavos de final da Taça

Atualizado
Rafa selou o triunfo do Benfica aos 77 minutos
Rafa selou o triunfo do Benfica aos 77 minutosOpta by Stats Perform/LUSA
O Benfica venceu este sábado o Famalicão, no Estádio da Luz, por 2-0, e está apurado para os oitavos de final da Taça de Portugal. Um auto-golo de Riccieli, aos 72 minutos, abriu caminho ao triunfo encarnado que, já com o adversário reduzido a dez, por expulsão de Otávio, aos 74', selou o resultado final com o golo de Rafa, aos 77 minutos.

Recorde as incidências da partida

Regresso do Benfica ao Estádio da Luz, depois do triunfo épico no dérbi com o Sporting (2-1), e com Roger Schmidt a fazer apenas uma alteração em relação a esse onze, apostando em Tengstedt, autor do golo da vitória diante dos leões, no lugar de Musa.

Em relação ao Famalicão, que jogou pela última vez precisamente na Taça de Portugal, na 3.ª eliminatória, em atraso, diante do Camacha (5-0), João Pedro Sousa operou seis alterações, regressando à equipa mais habitual, exceção feita à ausência de Chiquinho, entrando Téo Fonseca para a ala, e com Henrique Araújo, avançado emprestado pelo Benfica, no eixo do ataque.

Os onzes de Benfica e Famalicão
Os onzes de Benfica e FamalicãoFlashscore

Famalicão deixou aviso

O Famalicão entrou forte e, aos 2 minutos, Puma Rodríguez surgiu em posição promissora mas deixou escapar a bola pela linha de fundo.

Aos 4' foi Francisco Moura a ultrapassar Otamendi e, já dentro da área, valeu o corte crucial de Morato, evitando jogada iminente de golo. Aos 7', de livre, Gustavo Sá tentou surpreender Trubin, mas a bola saiu ao lado.

Aos 9 minutos surgiu a resposta do Benfica, também de bola parada, com Di María, de livre, a servir António Silva que, de cabeça, atirou por cima da baliza de Luiz Júnior.

A partir daí o Benfica assentou jogo, dominou o adversário e aos 9 minutos Aursnes travou o primeiro duelo com Luiz Júnior, que negou o 1-0 aos encarnados. Aos 13', em contra-ataque, Puma Rodríguez voltou a surgir na cara de Trubin, com o guarda-redes ucraniano a brilhar na Luz, negando o golo do Famalicão.

Luiz Júnior segurou nulo

Aos 17 minutos foi Tengstedt, após grande passe de Di María, a driblar Luiz Júnior mas, já de ângulo apertado, rematar, valendo o corte de Riccieli.

Ameaçava o Benfica, sempre em velocidade, e aos 26 minutos voltava a brilhar Luiz Júnior, após remate de Di María, de fora da área, com a mão do guardião brasileiro, junto ao poste, a evitar o 1-0.

Trubin não quis ficar atrás

O Famalicão, porém, espreitava sempre as transições rápidas, com Francisco Moura e Puma Rodríguez, com este último a travar novo duelo com Trubin, em cima da meia hora de jogo, novamente com o ucraniano a levar a melhor. Na sequência desse canto, e num ressalto dentro da pequena áreia, Topic ficou perto de marcar, valendo uma vez mais a atenção de Trubin.

Aos 31 minutos, em mais uma investida de Puma Rodríguez pela esquerda, explorando sempre essa faixa, onde Ausrnes apresentava dificuldades, sempre muito sozinho, o extremo do Famalicão cruzou para desvio de cabeça de Henrique Araújo, ao lado da baliza do Benfica.

Duas peças antes da hora

A segunda parte começou sem alterações nas duas equipas e com o Benfica novamente a criar perigo, num livre de Di María que Otamendi cabeceou ao lado da baliza do Famalicão, ainda dentro do primeiro minuto.

Aos 58 minutos, João Pedro Sousa mexeu e logo em dose dupla, lançando Cádiz no lugar de Henrique Araújo, aplaudido pelos adeptos do Benfica, e Alex Dobre por Théo Fonseca.

Logo no minuto seguinte, Aursnes ganhou espaço no flanco direito, cruzou atrasado e Rafa, de primeira, pegou mal na bola e rematou ao lado. Aos 65' foi Di María, na sequência de um canto, e de fora da área, a rematar por cima da barra, e aos 66' Tengstedt, servido por João Neves, a disparar, à meia volta, mas ao lado.

Dois centrais, dois erros fatais

O Famalicão estava a equilibrar o jogo, o Benfica com mais dificuldades para chegar à frente, mas, aos 72 minutos, num cruzamento aparentemente inofensivo de Tengstedt, Riccieli, com Luiz Júnior na trajetória da bola, antecipou-se e, de carrinho, desviou para a própria baliza.

Benfica na frente, João Pedro Sousa a alterar de imediato, lançando Aranda e Liimatta nos lugares de Puma Rodrígues e Gustavo Sá e, no mesmo minuto, o 74, mais um murro no estômago, com o central Otávio a ver o vermelho direto, depois de derrubar Tengstedt, que se ia isolar na direção da baliza de Luiz Júnior.

Aos 77 minutos, João Mário recuperou a bola perante Aranda, serviu Rafa que, da esquerda, rematou forte e colocado, batendo Luiz Júnior e fazendo o 2-0.

No minuto seguinte, altura para Roger Schmidt mexer, proporcionando o regresso de Kokçu à competição, no lugar de Florentino, e de Musa na vaga de Tengstedt, e com João Pedro Sousa a trocar Nathan por Justin de Haas.

Aos 84 minutos, mais duas mudanças no Benfica, com Chiquinho e Tiago Gouveia lançados nos lugares de João Neves e João Mário, antes de Tiago Araújo substituir Morato, aos 89'.

Dentro dos três minutos de compensação, Cádiz ainda rematou para defesa a dois tempos de Trubin, mas a eliminatória estava já mais que resolvida.

Resultado final e marcadores
Resultado final e marcadoresFlashscore

Melhor em campo Flashscore: Rafa Silva (Benfica)