Taça de Portugal: Famalicão almeja aquilo que só o SC Braga conseguiu neste século

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Taça de Portugal: Famalicão almeja aquilo que só o SC Braga conseguiu neste século
Festa do golo de Penetra diante do FC Porto
Festa do golo de Penetra diante do FC PortoFamalicão
Os comandados de João Pedro Sousa visitam o FC Porto, na quinta-feira, para tentar anular a desvantagem de (1-2), trazida da primeira mão. No século XXI, só os guerreiros do Minho conseguiram eliminar um dos denominados três grandes nas meias-finais da prova rainha.

João Pedro Sousa não tem dúvidas quanto à ambição do Famalicão. Antes do jogo da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, o treinador frisou que a equipa quer que o jogo mais importante da época seja a final da prova rainha e não o duelo que dá acesso ao Estádio Nacional. A derrota em casa complicou as coisas, mas a porta ainda não está fechada, com a visita ao Dragão agendada para esta quinta-feira, e para isso a equipa famalicense terá de conseguir algo praticamente inédito neste século: eliminar um dos denominados três grandes (Benfica, FC Porto e Sporting) nesta fase da competição.

O único clube a conseguir esse feito foi o SC Braga. Em 2020/21, os bracarenses venceram em casa o FC Porto (3-2), depois de um empate no Dragão (1-1) e deixaram pelo caminho os dragões para vencerem o troféu diante do Benfica (2-0). São a única exceção nas meias-finais onde os três grandes têm sempre imperado.

Acompanhe o relato na aplicação ou no site
Acompanhe o relato na aplicação ou no siteFlashscore

Em todas as meias-finais da Taça de Portugal que se disputaram no século XXI, esteve sempre presente pelo menos um de Benfica, FC Porto e Sporting. É preciso recuar até 1999 para encontrar uma edição sem a presença destes emblemas: Depois de eliminar o Vitória de Setúbal, o Beira-Mar conquistou a Taça ao bater o Campomaiorense (que tinha deixado pelo caminho o Esposende).

Nos últimos 23 anos, emblemas como Marítimo (2001), Leixões (2002), União de Leiria (2003), Vitória de Setúbal (2005 e 2006), Belenenses (2007), Paços de Ferreira (2009), Chaves (2010), Vitória de Guimarães (2011, 2013 e 2017), Académica (2012),  Rio Ave (2014), Aves (2018) e Tondela (2022) estiveram na disputa no Estádio Nacional, mas só o SC Braga (2015, 2016 e 2021) conseguiu eliminar um dos três grandes, na última presença antes desta de 2023, conseguida após deixar pelo caminho o Nacional.