Insulares tiveram galo no hino ao desperdício: Gil Vicente vence Marítimo (2-0)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Insulares tiveram galo no hino ao desperdício: Gil Vicente vence Marítimo (2-0)

Pedro Tiba abriu o marcador, na estreia a marcar pelo Gil Vicente
Pedro Tiba abriu o marcador, na estreia a marcar pelo Gil VicenteOpta by Stats Perform/LUSA
O Gil Vicente venceu o Marítimo, por 2-0, em jogo da 23.ª jornada do campeonato. Depois do triunfo no Estádio do Dragão, diante do FC Porto, segundo triunfo consecutivo dos gilistas: uma lição de eficácia a uma formação madeirense que, em situação preocupante na tabela, criaram as maiores e melhores oportunidades no Estádio Cidade de Barcelos, ainda tiveram um golo anulado mas ficaram a zeros perante a eficácia dos da casa.

Recorde as incidências da partida

Onzes iniciais de Gil Vicente e Marítimo
Onzes iniciais de Gil Vicente e MarítimoFlashscore

O Marítimo começou melhor, ao ataque, e logo aos dois minutos Winck cruzou, da direita, para André Vidigal que, em boa posição, não conseguiu enquadrar o remate.

No minuto seguinte foi Xadas, em zona frontal, a rematar,com Andrew a defender para o poste e, depois a completar o alívio.

Aos oito minutos a bola entrou mesmo, com Pablo Moreno a oferecer o golo a Xadas, mas o lance seria anulado por fora de jogo de 21 centímetros do avançado espanhol.

Aos 23 minutos, no primeiro remate à baliza, foi mesmo o Gil Vicente a inaugurar o marcador. Com Fran Navarro na jogada, a rodar e a servir Pedro Tiba que, com um remate forte, fez o 1-0 para a equipa da casa, estreando-se a marcar esta época, a de regresso ao campeonato português.

Ainda antes da meia hora Riascos, numa das várias iniciativas, rematou muito por cima da baliza da equipa de Barcelos.

Aos 32 minutos e, sobretudo, aos 40', com intervenção de Marcelo Carné, Fran Navarro voltou a criar perigo para o Gil Vicente, num primeiro tempo dominado pelo Marítimo mas onde valeu a eficácia do Gil Vicente.

Tomás tirou antes de dar

A segunda parte começou como a primeira, ou seja, com o Marítimo ao ataque e com Riascos, aos 47', com mais uma ocasião soberana, em zona frontal, já dentro da área, mas com o remate a sair muito por cima da baliza de Andrew.

Aos 51', na ressaca a uma defesa incompleta de Andrew, nova ocasião para Xadas, uma vez mais com o mesmo destino: bola por cima da baliza do Gil Vicente.

Aos 61 minutos transição rápida do Marítimo, Xadas assistiu André Vidigal, que conseguiu contornar Andrew, rematou mas surgiu Tomás Araújo para o corte crucial. Na sequência do canto, novamente Riascos, desta vez de cabeça, a atirar ao lado.

Aos 63' cruzamento de Winck, remate frontal de Xadas e Andrew a negar o empate ao Marítimo.

Aos 69 minutos, já depois da primeira substituição, Marlon testou a pontaria, com o remate a rasar a barra da baliza de Marcelo Carné.

O jogo perdeu alguma velocidade, sobretudo devido às substituições, mas a verdade é que a história da segunda parte reservava uma fotocópia da primeira.

É que, perante o desperdício madeirense, respondeu o Gil Vicente com tremenda eficácia e com o 2-0, aos 82 minutos, da autoria do jovem central Tomás Araújo, de cabeça, após canto superiormente cobrado por Carraça.

O Marítimo, claro está, sentiu e muito o golo que lhe impediu de discutir os pontos na partida, Adrian Marín, aos 89', rematou perto da baliza insular, antes de Tomás Araújo, novamente de cabeça, à figura de Carné.

Em cima do apito final Félix Correia, lançado segundos antes, tirou Carraça da frente, rematou mas para defesa fácil de Andrew.

Com esta vitória, que se seguiu ao triunfo surpreendente em pleno Estádio do Dragão, diante do FC Porto (2-1), o Gil Vicente está agora no nono lugar, com os mesmos 29 pontos do Vizela, enquanto o Marítimo continua em situação preocupante na tabela, no 16.º lugar, posição do play-off de manutenção, com 16 pontos, a seis do Estoril, primeira equipa acima da linha de água.

Homem do jogo Flashscore: Tomás Araújo (Gil Vicente)

Destaques e estatísticas finais da partida
Destaques e estatísticas finais da partidaOpta by Stats Perform