Itália vai ter, pela primeira vez, um jogo apitado inteiramente por mulheres

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Itália vai ter, pela primeira vez, um jogo apitado inteiramente por mulheres

Maria Caputi vai fazer história no futebol italiano
Maria Caputi vai fazer história no futebol italianoEPA
O jogo entre Frosione e Ternara, da segunda divisão italiana de futebol, vai ter pela primeira vez uma equipa de arbitragem inteiramente feminina, liderada por Maria Caputi, anunciou esta terça-feira a comissão de árbitros transalpina.

Maria Caputi, que foi a primeira mulher a apitar uma partida da Serie A (principal divisão) a 2 de outubro, vai contar com Francesca Di Monte e Tiziana Trasciatti como assistentes no encontro agendado para 26 de dezembro.

"Mais uma vez, a Série B é protagonista do crescimento cultural do nosso futebol. A partida é, entre outras coisas, a última da primeira fase, marcada para o Boxing Day para alegria de todos os adeptos em Itália e no exterior", realçou em comunicado a Serie B, após saber da nomeação feita pela Comissão Nacional de Árbitros da Itália.

Caputi integra o pequeno grupo de três mulheres que já arbitraram partidas nas divisões principais dos campeonatos europeus, juntamente com a alemã Bibiana Steinhaus e a francesa Stéphanie Frappart.

Frappart fez história no Mundial-2022, no Catar, ao ser a primeira mulher a comandar um jogo do Campeonato do Mundo (Costa Rica-Alemanha), durante a fase de grupos, acompanhada por duas outras mulheres como fiscais de linha: a brasileira Neuza Back e a mexicana Karen Díaz.

Será a primeira vez na Série B que a equipa de arbitragem é composta inteiramente por mulheres, algo que ainda não aconteceu na Série A, num jogo que vai colocar frente a frente a líder Frosinone e a Ternana, oitava classificada.