Leão das ilhas sem dentes para sonho europeu do gansos: Casa Pia vence Marítimo (2-0)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Leão das ilhas sem dentes para sonho europeu do gansos: Casa Pia vence Marítimo (2-0)

Casa Pia foi mais feliz no Jamor
Casa Pia foi mais feliz no JamorOpta by Stats Perform, Liga Portugal
Depois das escorregadelas de Vitória de Guimarães e Arouca, Casa Pia volta a apanhar o comboio da Europa e com a permanência praticamente assegurada em termos matemáticos (tem mais 22 pontos, com 27 por disputar), pode sonhar com voos mais altos. Insulares somaram a terceira derrota consecutiva e não conseguiram aproveitar o deslize do Estoril. Um ponto separa os três últimos classificados.

Mudanças e regressos

Em relação à equipa que perdeu com o Famalicão na ronda passada da Liga, Filipe Martins fez quatro alterações no Casa Pia. João Nunes, Derick Poloni, Yuki Soma e Felipppe Cardoso entraram para o onze, por troca com Fernando Varela, Lucas Soares, Romário Baró e Clayton Silva.

No que toca ao Marítimo, José Gomes fez mudanças após a derrota com o Benfica. Val Soares regressou depois de cumprir castigo e Riascos foi o escolhido para a liderar a frente de ataque. Mosquera e André Vidigal (suspenso) ficaram de fora.

As escolhas dos dois treinadores
As escolhas dos dois treinadoresFlashscore

O papel que ninguém quer

Casa Pia e Marítimo apresentaram-se num Estádio Nacional com uma boa moldura (sobretudo de adeptos insulares) com estados de espíritos diametralmente opostos. Os gansos com a segurança de uma manutenção praticamente assegurada e o sonho europeu na cabeça, enquanto os madeirenses desesperados à procura de pontos para fugir à despromoção.

Com este contexto, o jogo começou numa toada morna. O Casa Pia procurava a postura em que se encontra mais confortável (um bloco compacto para depois aproveitar a velocidade do trio da frente), enquanto o Marítimo ia sentido o desconforto de ter dominar a bola e procurar o caminho pela muralha que se ia erguendo à frente e retirando o espaço nas costas que Riascos tanto gosta de aproveitar.

Ainda assim, as equipas foram trocando golpes de parte a parte, para manter o adversário alerta. Godwin (7 minutos) rematou ao lado e Yuki Soma (39 minutos) testou a atenção de Carné, enquanto Riascos (11 minutos) assustou, Beltrame (22 minutos) obrigou Ricardo Batista a uma boa intervenção e Xadas (27 minutos) disparou sem perigo de fora da área.

Recorde aqui as principais incidências da partida

O erro

Num jogo tão equilibrado como este, o mínimo erro é fatal. E o Marítimo percebeu isso da pior maneira. Displicente, Vítor Costa mediu mal o atraso para o guarda-redes e Felippe Cardoso (41 minutos) recolheu a bola, bailou na cara do compatriota Carné, ultrapassou-o e estreou-se a marcar com a camisola do Casa Pia.

Festa dos adeptos do Casa Pia e desalento na cara de um Marítimo, carregado com a pressão de uma fuga à despromoção onde tem dois adversários colados e vê o Estoril a escorregar, mas sem conseguir aproveitar.

Golpe final

O segundo tempo trouxe um Marítimo mais agressivo e com vontade de dar a volta ao jogo. Contudo, a tarde era mesmo de Felippe Cardoso (50 minutos). Numa bela jogada coletiva Beni combinou com Godwin e cruzou para a área onde apareceu o avançado brasileiro a cabecear para o bis.

A perder por dois golos de diferença, os insulares foram abaixo animicamente. De resto, a falange de apoio que tinha sido a mais ruidosa até então silenciou-se e as caras encheram-se da mesma apreensão que era visível no rosto dos atletas.

Zainadine (69 minutos) e Cláudio Winck (72 minutos) ainda gozaram de boas oportunidades na sequência de bolas paradas, Riascos (79 minutos) e Xadas (81 minutos) tentaram com remates fortes, mas o golo não chegou e o apito final de António Nobre (que expulsou Renê Santos após falta sobre Clayton) selou a terceira derrota consecutiva dos insulares.

Com este resultado, o Marítimo está no 16.º lugar (que dá acesso a um play-off de manutenção) com 16 pontos, os mesmos do Paços de Ferreira e com mais um que Santa Clara, o lanterna vermelha. O Estoril, na zona de salvação, está a seis pontos.

Quanto ao Casa Pia encontra-se no sétimo lugar com 38 pontos, os mesmos do Arouca e a dois do Vitória de Guimarães, no último lugar de acesso às provas europeias (o sexto também poderá abrir as portas da Europa, dependendo do vencedor da taça).

A classificação da Liga
A classificação da LigaFlashscore

Homem do jogo Flashscore: Felippe Cardoso (Casa Pia)

Os números da partida
Os números da partidaOpta by Stats Perform