Machac quer jogar o evento principal em todos os Grand Slams na próxima época

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Machac quer jogar o evento principal em todos os Grand Slams na próxima época

Como será a próxima época de Tomáš Macháč?
Como será a próxima época de Tomáš Macháč?Profimedia
O tenista Tomáš Macháč (23 anos) avaliou positivamente a época passada e, antes do início da próxima, estabeleceu o objetivo de jogar a competição principal em todos os quatro Grand Slams. O jogador natural de Beroun terminou o ano na 78.ª posição do ranking mundial, mas também já esteve catorze lugares acima e garantiu a sua participação na primeira ronda do Open da Austrália, em janeiro. Em entrevista, disse também estar ansioso pela eliminatória da Taça Davis, em que os checos vão defrontar Israel em casa, em fevereiro.

"O principal é mantermo-nos saudáveis. Isso é o mais importante. O início da época foi muito complicado, mas o final foi ótimo e estou feliz. No próximo ano, o meu objetivo é estar em todos os Grand Slam no sorteio principal, tentar ir o mais longe possível nos torneios individuais e aproveitar este outono", disse Machac.

O tenista checo venceu os challengers em França, em Orléans e Mouilleron-le-Captif, em outubro. Foi também um dos pilares da equipa da Taça Davis, que atingiu os quartos de final pela primeira vez ao abrigo do novo sistema. Esta época, disputou o evento principal do Open da Austrália e de Wimbledon, mas não conseguiu qualificar-se para Roland Garros e o Open dos Estados Unidos. No próximo ano, gostaria de jogar no sorteio principal de todos os Grand Slams.

"Estes objetivos são sempre um grande desafio. Tudo pode acontecer. Lesionamo-nos e tudo se perde", salientou Machac.

"Mas com o tipo de ténis que estou a jogar agora, a forma como estou a atuar no campo e os progressos que estou a fazer, vejo-o de forma realista. Vou encarar a situação de forma responsável, trabalhar arduamente todos os dias e as coisas vão resultar ou não", acrescentou.

A última temporada foi um avanço

O jogador descreveu a época passada como um ponto de viragem. Conseguiu entrar no top 100 da classificação e estabelecer-se nele.

"No ano passado, eu estava em 97.º lugar. Agora, mesmo depois de ter perdido pontos, estou em 87.º lugar e estava em 64.º. Joguei um total de 28 semanas, incluindo a Taça Davis e todos os eventos. Considero isso uma grande vantagem", disse Machac.

Graças ao bom final de época, garantiu a sua participação no evento principal do Open da Austrália, em janeiro. No ano passado, foi eliminado na ronda inaugural, quando caiu em quatro sets diante de Casper Ruud.

"É sem dúvida um estímulo. Passar pela fase de qualificação nunca é fácil. É preciso ganhar três jogos seguidos contra jogadores de qualidade e o nível é elevado. Espero fazer tudo o que estiver ao meu alcance para não ter de me qualificar mais tarde", disse Machac.

O cartão de visita de Machac: a batalha com Djokovic

O jogador também vai disputar as eliminatórias da Taça Davis em fevereiro. Em Vendrin, os checos vão desafiar Israel para passarem ao sorteio principal. Os checos jogarão perante os seus adeptos pela primeira vez em cinco anos.

"Estou muito feliz por podermos voltar a jogar na República Checa, perante o nosso grande público. Esse era um dos objetivos para subir na classificação. Estou muito ansioso por isso", disse Machac.