Fórmula 1: Hamilton diz que Newey seria uma "contratação fantástica" para a Ferrari

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Fórmula 1: Hamilton diz que Newey seria uma "contratação fantástica" para a Ferrari

Hamilton vai para a Ferrari no final desta época
Hamilton vai para a Ferrari no final desta épocaAFP
Lewis Hamilton aumentou os rumores sobre o futuro de Adrian Newey, designer da Red Bull que está de saída, afirmando na quinta-feira que seria uma "contratação fantástica" para a sua futura equipa, a Ferrari.

A Red Bull confirmou a saída de Newey, de 65 anos, no início de 2025, após 19 anos na equipa. Os meios de comunicação social sugeriram que a Ferrari estaria entre os favoritos para contratar Newey, que é considerado o melhor engenheiro-chefe da história do desporto.

Hamilton, que se juntará à Ferrari vindo da Mercedes no final desta época, disse aos jornalistas no Grande Prémio de Miami que gostaria de ver Newey juntar-se à Ferrari.

"Adrian tem uma grande história, fez um trabalho fantástico ao longo da sua carreira, envolvendo-se com as equipas e com o conhecimento que tem", disse: "Acho que ele seria uma contratação fantástica".

Hamilton recusou-se a discutir se a perspetiva de Newey se juntar à Scuderia tinha sido parte das negociações do seu contrato. Mas ele disse que ficaria muito feliz em trabalhar pessoalmente com Newey.

"Se eu tivesse que fazer uma lista de pessoas com quem eu adoraria trabalhar, ele estaria absolutamente no topo", disse ele.

Mas Hamilton rebateu um pouco a ideia de que a saída de Newey levaria a um declínio repentino da Red Bull.

"Correr contra a equipa da qual ele fez parte durante anos foi um enorme desafio, mas penso que temos de nos lembrar que há muitas pessoas no fundo e não é uma pessoa, é toda uma equipa que faz o trabalho", afirmou: "Não prevejo que a Red Bull não continue a construir grandes carros daqui para a frente, mas qualquer equipa teria a sorte de ter a oportunidade de trabalhar com ele."

A Red Bull ganhou seis títulos de construtores e sete títulos de pilotos, divididos entre Sebastian Vettel e Max Verstappen, com carros concebidos por Newey até à data. A equipa está no bom caminho para voltar a ganhar a dobradinha em 2024, com o piloto neerlandês Verstappen a ser a força dominante no desporto.

Newey, que deverá estar em Miami para a corrida deste fim de semana, também trabalhou com equipas vencedoras de campeonatos na Williams e na McLaren na sua longa carreira.