Fórmula 1: Liam Lawson (AlphaTauri), marca os primeiros pontos e já pensa em mais

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Fórmula 1: Liam Lawson (AlphaTauri), marca os primeiros pontos e já pensa em mais

Liam Lawson em ação durante a corrida
Liam Lawson em ação durante a corridaReuters
O piloto suplente da AlphaTauri, Liam Lawson, marcou os primeiros pontos na Fórmula 1 no Grande Prémio de Singapura, no domingo, foi a terceira corrida, conseguiu também a melhor classificação da equipa na época.

Apesar disso, o neozelandês conseguiu encontrar falhas no seu fim de semana.

"Preciso de resolver estes arranques porque já são dois fins-de-semana seguidos em que perdi dois lugares e isso está a tornar a nossa vida mais difícil", disse Lawson à televisão Sky Sports.

"Honestamente, são dois lugares e aqui não se pode ultrapassar", acrescentou o jovem, que começou em 10º e um lugar à frente do duplo campeão mundial e líder do campeonato Max Verstappen, da Red Bull: "Fizemos o trabalho duro ontem (sãbado) e colocámo-nos na Q3 (a fase final da qualificação) e perder esses lugares fora da linha é um pouco complicado".

Liam Lawson durante a parada dos pilotos antes da corrida
Liam Lawson durante a parada dos pilotos antes da corridaReuters

No entanto, Lawson ficou satisfeito com a sua corrida e disse que deu tudo por tudo. A evolução constante do neozelandês, depois de ter tido uma oportunidade quando o australiano Daniel Ricciardo partiu a mão, já causou uma grande impressão.

Décimo terceiro no Grande Prémio dos Países Baixos, foi 11.º na corrida italiana em Monza e subiu mais dois lugares para nono em Singapura, com os seus pais presentes para saborear a ocasião. Com estes dois pontos, tornou-se o 350.º piloto a pontuar numa prova do campeonato do mundo de Fórmula 1, desde a primeira em 1950.

O companheiro de equipa japonês Yuki Tsunoda, que se retirou na primeira volta, somou apenas três pontos em 14 corridas, depois de não ter conseguido arrancar em Itália.

A AlphaTauri ainda não confirmou os seus pilotos para 2024 e Lawson poderá fazer equipa com Ricciardo ou Tsunoda na equipa detida pela Red Bull, caso seja escolhido.

"Tenho andado a esforçar-me para ter esta oportunidade e agora que tenho estou apenas a tentar maximizá-la", disse Lawson, que tem o lugar até Ricciardo recuperar.

É provável que ele ainda esteja no carro para o Japão no próximo fim de semana, mas para além disso permanece incerto.

"Tenho esta janela muito curta e basicamente quero chegar ao fim dela e olhar para trás e saber que fiz tudo o que podia", disse ele: "É complicado conseguir um lugar a tempo inteiro neste desporto, mas em vez de olhar para todas essas coisas externas, para mim é apenas concentrar-me em cada sessão, tentar maximizar cada vez que estou no carro e mostrar o que posso."