Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Fórmula 1: Corrida suplementar para os estreantes só acontece em 2025, na melhor das hipóteses

SID
Christian Horner no Grande Prémio de Singapura
Christian Horner no Grande Prémio de SingapuraProfimedia
A Fórmula 1 rejeitou a ideia de um "Grande Prémio" adicional para os pilotos estreantes, pelo menos durante a presente temporada. Tal como a FIA anunciou após a quarta reunião anual da Comissão de Fórmula 1 em Faenza, Itália, o conceito tinha recebido um apoio generalizado, mas razões de tempo e de organização teriam impedido a sua realização em 2024.

As discussões vão agora prosseguir e será desenvolvido um conceito para uma estreia em 2025, de acordo com um comunicado da FIA.

Em meados de setembro, o chefe de equipa da Red Bull, Christian Horner, promoveu a ideia de realizar a corrida após o final da temporada em Abu Dhabi (8 de dezembro). " Se todos quisermos que funcione, então vai funcionar", disse Horner.

Na semana seguinte ao final da época no Circuito de Yas Marina, realizam-se sempre testes com as dez equipas. Os testes de pneus são normalmente realizados para o fabricante Pirelli, e os jovens pilotos também têm algum do tempo de teste muito limitado ao volante dos actuais carros de Fórmula 1.

"Em vez de andarmos às voltas, a queimar combustível e a gastar pneus, podemos pôr dez pilotos nos carros e deixá-los correr uns contra os outros", disse Horner: "isso seria um evento popular". Não tem de ser "muito complicado": "Apenas um carro por equipa e tudo teria lugar num só dia: Treinos, qualificação, corrida de sprint".