Rali da Suécia: Lappi lidera após oito etapas

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Rali da Suécia: Lappi lidera após oito etapas
Campeonato do Mundo de Ralis - Lappi lidera na Suécia, Rovanpera e Tanak não conduzem
Campeonato do Mundo de Ralis - Lappi lidera na Suécia, Rovanpera e Tanak não conduzemPAP
O finlandês Esapekka Lappi (Hyundai I20 Rally1) lidera o Rali da Suécia, a segunda ronda do campeonato do mundo, após a etapa de sexta-feira. Os dois principais candidatos à vitória - o atual campeão, o finlandês Kalle Rovanpera (Toyota Yaris Rally1) e o estónio Ott Tanak (Hyundai I20 Rally1) - já não estão presentes.

Lappi está 3,2 segundos à frente do japonês Takamoto Katsuta (Toyota Yaris Rally1) depois de completar oito etapas especiais. Na terceira posição, para sua surpresa, está o classificado sueco Oliver Solberg ao volante de um Skoda Fabia RS Rally2. A sua diferença para o líder é de 1.20.7.

"É bom. Temos de nos concentrar no resto do rali. Hoje, a posição na estrada favoreceu-nos. Nãodesisti do Kalle no início e também estou contente com isso", rresumi Lappi.

Oliver Solberg, filho do excelente piloto norueguês e campeão do mundo Petter, está a competir com uma licença sueca, uma vez que a sua mãe é Pernilla Solberg, também muito conhecida pelos seus feitos no desporto de ralis. O jovem sueco não conduz o carro Rally1 de última geração, mas sim um Rally2, o tipo de carro que Kajetan Kajetanowicz e Miko Marczyk, entre outros, utilizam para competir na modalidade.

Tal como o WRC1, os carros de rali WRC2 não têm um sistema de propulsão híbrido, mas apenas um motor de combustão, os motores têm cerca de 100 cavalos a menos do que os carros WRC e são definitivamente menos avançados tecnologicamente. E foi com o Skoda WRC2 que o jovem sueco ultrapassou vários excelentes pilotos de Rally1 na etapa.

Rovanpera e Tanak ficaram fora de combate na última etapa da manhã de sexta-feira. Ambos bateram numa banda de marcação da estrada a alta velocidade, atingindo até 160 km/h na calha de neve. Os radiadores dos carros ficaram danificados e ambos não terminaram a etapa. Se a assistência reparar os carros e os motores puderem ser reiniciados, ambos prometem estar de volta à luta por pontos extra para a classificação geral na Power Stage de domingo.

Nevou durante todo o dia na zona de Umea, cobrindo as etapas especiais. Os pilotos do Rally1 tiveram menos sorte nestas condições, uma vez que "limparam" o percurso dos jovens do Rally2. Daí a posição elevada de Solberg Jr.

Para já, o vencedor de Monte Carlo, Thierry Neuville (Hyundai I20 Rally1), não vai contar com o arranque na Suécia entre os seus sucessos. O belga queixa-se de problemas técnicos e não consegue conduzir tão depressa quanto poderia. Está atualmente na 11ª posição, com uma perda de 2.46.00 para o líder.

"Queríamos sobreviver. Estou ansioso por sábado e domingo, esperemos que não haja problemas, caso contrário não é divertido conduzir", disse Neuville.

O concorrente da categoria WRC2 Michal Solowow (Skoda Fabia RS Rally2) é 17.º com uma perda de 5.23.4 para Lappi. Na sua categoria, o polaco está em 10º lugar, com uma perda de 4.02.7 para o líder Solberg Jr.

O programa de sábado inclui ainda sete etapas especiais. A primeira, a Vannas 1, com 15,7 quilómetros, tem início às 7h45.