Muchova falha Dubai e vai cair do top 10 mundial

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Muchova falha Dubai e vai cair do top 10 mundial
Muchova está novamente com problemas de saúde.
Muchova está novamente com problemas de saúde.Profimedia
Já passou por estes períodos várias vezes durante a sua carreira. Agora está a passar por mais um. Karolína Muchová não joga há quase meio ano devido a uma lesão no pulso e não vai regressar aos courts na próxima semana no Dubai 1000. A tenista checa perderá os pontos relativos aos quartos de final do ano passado e perderá a sua posição no top 10, pela qual lutou arduamente no ano passado com as suas grandes prestações nos grandes torneios.

Muchova pôs fim a uma espera de mais de dois anos pelas meias-finais na época passada. Venceu duas vezes Aryna Sabalenka e Maria Sakkari, jogou a final em Roland Garros e o 1000 em Cincinnati, e chegou às meias-finais no Open dos Estados Unidos. Em agosto, entrou no top 10.

A natural de Olomouc teve alguns meses de boa saúde, com exceção de alguns problemas menores, e conseguiu vender todo o seu potencial, o que não foi o caso nos anos anteriores.

Mas não jogou um ano completo em 2023 e também não o poderá fazer em 2024. Depois de ter sido eliminada do Grand Slam de Nova Iorque, começou a tratar o pulso direito e não joga há mais de cinco meses. Não participou no Masters Tournament, na Billie Jean King Cup ou no Open da Austrália e estava a planear um regresso nos eventos de fevereiro no Médio Oriente. Mas mesmo nesses eventos, não conseguiu recuperar a 100 por cento.

Esta semana não participou em Doha, em comparação com o seu plano original, e também não participou noutro evento WTA 1000 no Dubai, na quinta-feira.

A jogadora de 27 anos, natural de Olomouc, deveria defender os seus quartos de final do ano passado nos Emirados Árabes Unidos na próxima semana. Há um ano, ela venceu três partidas de dois sets antes de se retirar da competição devido a uma lesão no músculo abdominal.

Muchova perderá o seu lugar no top 10 do ranking mundial. Apesar de estar nesta posição há quase meio ano, só jogou um torneio nessa posição.

Muchova está no 10.º lugar do ranking WTA
Muchova está no 10.º lugar do ranking WTAFlashscore

A tenista checa continua a preparar-se para o seu regresso aos courts e acredita que o seu pulso em breve a deixará jogar. Entretanto, continua inscrita na cidade americana de San Diego, onde o pentacampeonato terá lugar no final de fevereiro/março, antes dos prestigiados eventos WTA 1000 de Indian Wells e Miami.

A campeã do ano passado, Barbora Krejcikova, não vai jogar no Dubai, uma vez que se ausentou devido a dores nas costas. A campeã de 2013 e oitava finalista do ano passado, Petra Kvitová, está em licença de maternidade e não se sabe em que condições estará Karolina Pliskova depois de um programa extremamente exigente. Na sexta-feira, em Doha, a tenista enfrenta uma meia-final contra Iga Swiatek, o seu décimo jogo em 11 dias em dois continentes.

Entre as melhores jogadoras do mundo, as norte-americanas Jessica Pegula, que sofre de uma lesão no pescoço, e Madison Keys, que não disputou um único jogo este ano devido a uma lesão no ombro, não vão competir. A antiga número um mundial Naomi Osaka, que regressa da licença de maternidade, também se retirou.

Por outro lado, Aryna Sabalenka regressará aos courts no Dubai pela primeira vez desde o seu triunfo no Open da Austrália.