Ténis: Iga Swiatek aumenta vantagem sobre Aryna Sabalenka no ranking WTA

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ténis: Iga Swiatek aumenta vantagem sobre Aryna Sabalenka no ranking WTA
Iga Swiatek aproxima-se das 100 semanas no topo da classificação WTA
Iga Swiatek aproxima-se das 100 semanas no topo da classificação WTAAFP
Iga Swiatek acaba de iniciar a sua 85.ª semana como líder do ranking WTA. A tenista polaca venceu os cinco encontros de singulares na United Cup, que terminou no domingo, o que a levou a aumentar a sua vantagem no ranking WTA sobre a sua rival mais próxima, Aryna Sabalenka.

Iga Swiatek representou a Polónia durante o torneio United Cup da semana passada, onde mostrou um lado competitivo muito bom e chegou à final, onde a equipa polaca acabou por perder para a Alemanha (1-2), mas Iga venceu o seu jogo contra Kerber.

Swiatek disputou cinco encontros de singulares na United Cup, o que lhe valeu pontos extra para o ranking WTA. Aryna Sabalenka, por sua vez, defendeu os pontos conquistados em Brisbane pelo triunfo do ano passado em Adelaide, que se disputou na mesma altura. A bielorussa teve de reconhecer a superioridade de Elena Rybakina na final.

A posição de Iga Swiatek como líder ainda está garantida para as próximas semanas, já que antes do início do Open da Austrália Aryna Sabalenka ainda vai perder 2.000 pontos pelo seu triunfo neste torneio há um ano. A polaca, por seu lado, vai perder pouco menos de 300 "pontos" por ter passado à quarta ronda.

Magda Linette registou uma descida de duas posições em relação ao primeiro ranking deste ano. A polaca chegou aos oitavos do torneio em Brisbane, mas aí perdeu para Daria Kasatkina. Magda foi ultrapassada no ranking por Victoria Azarenka e Elina Svitolina. A ucraniana chegou à final em Auckland, onde perdeu para Coco Gauff após um jogo muito disputado.

Quem também desceu dois lugares foi Magdalena Fręch, que vai competir esta semana em Hobart (250 WTA), onde se qualificou com sucesso. Magda Linette, por sua vez, irá jogar no evento de Adelaide (500 WTA).

Classificação WTA (8 de janeiro de 2024):

1. Iga Swiatek, 9880 pontos

2. Aryna Sabalenka, 8905

3. Elena Rybakina, 6811

4. Coco Gauff, 6660

5. Jessica Pegula, 5905

6. Ons Jabeur, 4076

7. Marketa Vondrousova, 3966

8. Maria Sakkari, 3770

9. Karolina Muchova, 3590

10. Barbora Krejcikova, 2945