Olhar português: Sualehe histórico, o regresso de Guerreiro e o Ronaldo do costume

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Olhar português: Sualehe histórico, o regresso de Guerreiro e o Ronaldo do costume

David Sualehe, com Diogo Pinto atrás, celebra o golo frente ao KÍ
David Sualehe, com Diogo Pinto atrás, celebra o golo frente ao KÍ Flashscore, Olimpija Ljubljana
Terminada mais uma semana de grande futebol, é tempo de viajarmos pelo mundo e falarmos dos maiores feitos dos jogadores portugueses. Da Eslovénia à Arábia Saudita, com uma passagem por Munique, foram vários os atletas lusos que se destacaram com a bola no pé e fizeram as delícias dos adeptos.

A viagem do nosso roteiro luso começa num sítio onde os holofotes do futebol europeu raramente pousa, mas que esta época tem vindo a fazer história e muito devido ao trabalho dos portugueses. Fundado em 2005 e tricampeão da Eslovénia, o Olimpija Ljubljana está, pela primeira vez, a disputar a fase de grupos de uma competição europeia.

Inicialmente com João Henriques no comando, as coisas não começaram bem para os eslovenos que foram derrotados por Lille, Slovan Bratislava e, de forma mais surpreendente, pelo também estreante KÍ Klaksvik na Liga Conferência. A esperança parecia estar a desvanecer, mas na passada quinta-feira, os adeptos do Zmaji tiveram, finalmente, direito a celebrar. A receção ao conjunto islandês significou a primeira vitória de sempre numa prova continental, sendo que o primeiro golo numa competição europeia foi marcada por um… português. E que belo golo!

Na sequência de um canto, o defesa David Sualehe aproveitou uma bola perdida ao primeiro poste e disparou para o fundo das redes, sem deixar o esférico cair no chão. Entra para a história do clube.

Da Eslovénia, o caminho é curto até Munique, onde Raphael Guerreiro marcou o regresso com um golo. De qualidade inegável, mas muito apoquentado por lesões, o lateral-esquerdo saiu do banco aos 61 minutos e aos 72 estava a devolver a vantagem do Bayern diante do modesto FC Heidenheim. Uma bela estreia a marcar pelos bávaros.

Na Arábia Saudita, Cristiano Ronaldo está a recuperar os índices que fizeram dele um dos maiores goleadores da história do futebol mundial. O tento diante do Al Wehda foi o 22.º da temporada, em 23 jogos ao serviço do Al Nassr. Está a apenas dois de igualar o registo ao serviço do Manchester United (24 em 38, em 2021/22) e tudo indica que se prepara para somar a 13.ª época em que quebra a barreira das três dezenas de golos ao serviço de clubes. 

E já que estamos pelo reino do Médio Oriente, assinalar Tozé. O médio de 30 anos marcou na derrota do Al Hazm.

Golos, golos e golos

E como os portugueses estão espalhados por vários cantos do mundo, foram vários os jogadores que gritaram golo à bola moda portuguesa na última semana. Aylton Boa Morte (Kayserispor), Diogo Jota (Liverpool), Josué (Légia), Pedro Nuno (Sabail), Pedro Pinto (Petro Luanda), Samuel Teles (Otelul) e Xande Silva (Atlanta United).

Xande Silva festeja pelo Atlanta United
Xande Silva festeja pelo Atlanta UnitedAtlanta United