Ora marcas tu, ora marco eu: jogaço entre Camarões e Sérvia termina empatado (3-3)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ora marcas tu, ora marco eu: jogaço entre Camarões e Sérvia termina empatado (3-3)

Camarões e Sérvia mantêm-se fora dos lugares de apuramento para os oitavos, com um ponto cada
Camarões e Sérvia mantêm-se fora dos lugares de apuramento para os oitavos, com um ponto cadaAFP/Opta by StatsPerform
Numa das melhores partidas deste Mundial, Camarões e Sérvia empataram a três golos, num jogo com resultado inesperado e, para já, continuam vivas neste Campeonato do Mundo do Catar. Os Camarões entraram melhor, mas a resposta da Sérvia apareceu em dois minutos. No entanto, Aboubakar saltou do banco no segundo tempo e permitiu que a sua equipa empatasse o desafio em... dois minutos.

Reveja aqui as incidências da partida

Depois das derrotas na jornada inaugural, muito do futuro de Camarões e Sérvia no Campeonato do Mundo 2022 passava por esta partida, disputada no Estádio Al Janoub, inaugurado em 2019. Face ao duelo com a Suíça (derrota por 1-0), Rigobert Son fez duas alterações: segundo a AFP, André Onana foi afastado da equipa por razões disciplinares após uma alegada discussão com o selecionador e nem marcou presença no banco de suplentes, sendo substituído por Devis Epassy; já Samuel Gouet cedeu o seu lugar a Pierre Kundé.

Por seu turno, após a derrota com o Brasil (2-0) na jornada inaugural, Dragan Stojkovic operou apenas duas modificações na sua equipa titular, fazendo entrar Nemanja Maksimovic e Filip Kostic para os lugares de Nemanja Gudelj e Filip Mladenovic. O portista Marko Grujic e o bracarense Uros Racic mantiveram os seus lugares no banco de suplentes.

Equipas iniciais deste jogo
Equipas iniciais deste jogoFlashscore

O conjunto da Sérvia entrou melhor na partida, assumiu a posse de bola e controlou o jogo, com Mitrovic a dispor das primeiras ocasiões de perigo, primeiro com um cabeceamento por cima e, depois, ao atirar ao poste da baliza camaronesa. À passagem do primeiro quarto de hora, o ponta de lança voltou a aparecer no desafio, ao falhar um golo praticamente certo.

Os Camarões responderam por intermédio de Kundé que, com um remate forte, obrigou Milinkovic-Savic a aplicar-se. Aos 29 minutos, Jean Castelletto resolveu contrariar o maior ascendente sérvio e, após um desvio de Kundé ao primeiro poste, apareceu a atirar para o primeiro golo do desafio. Este foi o primeiro golo do defesa do Nantes pela seleção dos Camarões.

O defesa dos Camarões desviou a bola ao segundo poste
O defesa dos Camarões desviou a bola ao segundo posteAFP

Após o golo, o futebol das águias brancas decaiu bastante, mas, no período de maior ascendente dos africanos, apareceu a reviravolta... em dois minutos, no período de compensação. Primeiro, Strahinja Pavlovic correspondeu da melhor forma a um livre frontal cobrado por Tadic. Posteriormente, Sergej Milinkovic-Savic recuperou a bola em posição perigosa, combinou com Zivkovic e atirou colocado para o golo do empate.

Foi com a vantagem mínima e uma reviravolta na parte final do primeiro tempo que a Sérvia chegou ao intervalo em vantagem, contrariando o golo inaugural camaronês. Apesar do ligeiro ascendente da equipa europeia, os Camarões equilibraram o jogo no que aos remates diz respeito.

Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervaloOpta by Stats Perform

No segundo tempo, a Sérvia voltou a entrar bem e, logo ao oito minutos, Mitrovic completou da melhor uma jogada praticamente ao primeiro toque, que passou por Tadic, Milinkovic-Savic e Zivkovic. Na resposta ao golo sofrido, Rigobert Son colocou Vincent Aboubakar em campo e foi aqui se viria a decidir esta partida.

Ao minuto 64, o avançado camaronês apareceu nas costas da defesa sérvia a passe de Castelletto, sentou autenticamente Maksimovic e, só com Vanja pela frente, desferiu um chapéu sensacional para aquele que vai ser certamente um dos grandes golos deste Mundial. Os Camarões responderam da mesma moeda e, dois minutos depois, Aboubakar voltou a aparecer a atacar a profundidade e, desta feita, cruzou para Choupo-Moting encostar para o empate.

O cansaço começou a apoderar-se dos jogadores fruto da partida intensa que se estava a disputar, mas também do calor que se abateu sobre o Catar durante o período da hora de almoço. Ainda assim, as oportunidades voltaram a aparecer nos minutos finais. Aos 87 minutos, Aboubakar tentou o bis, mas Milinkovic-Savic agarrou o esférico. Depois, foi a vez de Mitrovic tentar fazer o seu segundo golo, mas a bola saiu ligeiramente ao lado.

Com o resultado feito, Camarões e Sérvia dividiram os pontos e, para já, mantêm intactas as suas hipóteses de seguir em frente neste Mundial. As duas equipas somam agora um ponto, estando a dois de Brasil e Suíça, que se defrontam às 16:00.

Homem do jogo Flashscore: Vincent Aboubakar (Camarões)

Aboubakar saltou do banco e ajudou ao empate dos Camarões
Aboubakar saltou do banco e ajudou ao empate dos CamarõesAFP/Opta by StatsPerform