Soltem o pombo: Brasil voa com bis e show de Richarlison, numa segunda-parte de luxo (2-0)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Soltem o pombo: Brasil voa com bis e show de Richarlison, numa segunda-parte de luxo (2-0)

Richarlison esteve em grande e apontou dois golos, um deles para ser (re)visto
Richarlison esteve em grande e apontou dois golos, um deles para ser (re)vistoFlashscore/AFP
O Brasil começou com o pé direito a caminhada rumo ao hexa, batendo a Sérvia (2-0) na primeira jornada do Mundial-2022. Após um primeiro tempo em que os brasileiros foram mandões, mas pecaram no momento da finalização, Richarlison apareceu na partida na hora H e, em dez minutos, sentenciou a partida. Destaque para os 10 remates à baliza da Sérvia, que não teve qualquer oportunidade e contou com a inspiração de Vanja Milinkovic-Savic para impedir a goleada.

Com esta vitória, a canarinha pode carimbar o passaporte para os oitavos de final na próxima segunda-feira, precisando de vencer a Suíça na segunda jornada. Na outra partida do grupo G, os sérvios vão defrontar a outra seleção que tem zero pontos, os Camarões, numa partida fundamental para as aspirações das duas equipas no Mundial-2022.

Recorde as incidências do jogo

Brasil e Sérvia fecharam as contas da primeira jornada do Campeonato do Mundo do Catar, numa partida que reeditou o duelo da última jornada do grupo E do Mundial-2018, que terminou com a vitória brasileira (2-0), contribuindo assim para a eliminação sérvia da competição. Voltando a 2022, a Suíça venceu os Camarões (1-0) na primeira partida do grupo. Assim, tornava-se importante começar o torneio da melhor forma possível: a ganhar.

Em campo estiveram vários jogadores que passaram pelo futebol português, com os laterais Danilo e Alex Sandro, dois ex-FC Porto, a começarem no onze escalado por Tite e Nemanja Gudelj, ex-Sporting, e Andrija Zivkovicex-Benfica, a serem titulares na Sérvia. Destaque ainda para a presença de Marko Grujic, jogador dos dragões, e Uros Racic, do SC Braga, no banco sérvio, e para a titularidade de Mitrovic, que estava em dúvida para este jogo.

Equipas iniciais escolhidas por Tite e Stojkovic
Equipas iniciais escolhidas por Tite e StojkovicFlashscore

Como seria de prever, o Brasil entrou dominante na partida e aproximou-se da área sérvia nos primeiros cinco minutos. No entanto, as águias brancas não abdicaram da sua forma de jogar, privilegiaram a posse de bola e, mesmo perante a forte pressão brasileira, tentaram sair a jogar desde trás.

Ao minuto 13, Neymar tentou o golo num canto olímpico, mas Vanja Milinkovic-Savic impediu o primeiro tento do brasileiro num Campeonato do Mundo. A partir dessa oportunidade, Vinícius e Raphinha tiveram três ocasiões de perigo, mas nenhuma delas conseguiu fazer balançar as redes, e o nulo prosseguiu para o segundo tempo.

Estatísticas da primeira parte
Estatísticas da primeira parteFlashscore

Pedia-se e exigia-se mais ao Brasil para superar o bloco defensivo da seleção do leste europeu e, nos primeiros segundos da segunda parte, Raphinha recuperou uma bola, isolou-se, mas Milinkovic-Savic defendeu. Dez minutos depois, Neymar apareceu a rematar no coração da área, mas a bola saiu por cima. A canarinha estava na melhor fase do jogo e, perante isso, Dragan Stojkovic reforçou o meio campo, com Ivan Ilic, e apostou na velocidade de Nemanja Radonjic, outro ex-Benfica.

O fulgor ofensivo da formação sul-americana continuou - fizeram mais remates nos primeiros quinze minutos da 2.ª parte do que no primeiro tempo -, com Alex Sandro a atirar de meia distância ao poste direito da baliza sérvia (60 minutos). Dois minutos depois, Neymar desequilibrou na meia-esquerda, a bola sobrou para Vinícius, que rematou cruzado para defesa incompleta de Milinkovic-Savic e, na recarga, Richarlison atirou a contar.

O golo de Richarlison teve o condão de abrir o jogo
O golo de Richarlison teve o condão de abrir o jogoAFP

Em desvantagem, Stojkovic manteve os três centrais, mas colocou Dusan Vlahovic na frente, ao lado de Mitrovic, com Tadic a jogar no apoio aos pontas de lança. A sorte quase bafejou a Sérvia de imediato, depois de Sergej Milinkovic-Savic ter estado perto do golo num pontapé de canto (70 minutos). Dois minutos depois - outra vez -, Vinícius soltou-se na esquerda, cruzou com a parte exterior do pé e, junto à marca de penálti, Richarlison recebeu e fez o 2-0 com um remate acrobático. Que golaço!

Com a vitória praticamente confirmada, Tite começou a refrescar o ataque, mas a equipa continuava em busca do golo. Primeiro, Casemiro desferiu um grande remate à trave da baliza das águias brancas para, depois, Milinkovic-Savic defender um remate de Fred. A vitória estava consumada e o Brasil começou o Campeonato do Mundo da melhor forma.

Homem do jogo Flashcore: Richarlison (Brasil)

Richarlison foi a grande figura desta partida
Richarlison foi a grande figura desta partidaFlashscore/AFP