Os estádios mais incríveis do mundo que serão inaugurados em 2024

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Os estádios mais incríveis do mundo que serão inaugurados em 2024

Capaz de encantar, intrigar e aterrorizar - o novo estádio de Xi'an, na China, aguarda a inauguração
Capaz de encantar, intrigar e aterrorizar - o novo estádio de Xi'an, na China, aguarda a inauguraçãoZaha Hadid Architects
Já a partir deste mês de janeiro, novos estádios de futebol começarão a aparecer no mapa do futebol. Nenhum estádio do Euro-2024 está entre eles, uma vez que a Alemanha está de olho nas instalações existentes. Mas do Chile à Polónia, passando pelo Japão, haverá mais estádios fascinantes. Aqui estão 10 exemplos que o Flashscore selecionou, oriundos de todo o mundo.

Santiago Bernabéu, Madrid

Os próximos meses serão os últimos para a remodelação em curso do estádio mais famoso de Madrid, desde julho de 2019. Com a remodelação a decorrer enquanto o Real já joga no estádio, muitos adeptos já estão familiarizados com alguns dos novos desenvolvimentos. A impressionante fachada metálica já está concluída, tal como o teto retrátil sobre o relvado.

A fachada futurista é apenas o início das atracções - as maiores inovações aguardam no interior do novo Bernabéu
A fachada futurista é apenas o início das atracções - as maiores inovações aguardam no interior do novo BernabéuReal Madrid / GMP Architekten

A mudança mais importante no Bernabéu, no entanto, é o primeiro campo retrátil do mundo numa garagem vertical. Foi criado por necessidade: não há espaço à volta do estádio para estender o relvado para fora, como acontece em muitos outros estádios.

Dividido em seis segmentos iguais, com um peso de 1500 toneladas cada, o campo de jogos pode ser deslizado para a cave, junto à bancada oeste. A garagem de 25 metros de profundidade não só oferece abrigo ao campo híbrido para concertos, como também proporciona condições de estufa para que a qualidade da superfície de jogo se mantenha no seu nível mais elevado. A combinação de um teto móvel e de um campo deslizante significa que o Real Madrid criou o maior recinto coberto de Espanha, onde já no final da época atuarão artistas como Taylor Swift e Duki.

Inicialmente, o Real Madrid tinha planeado concluir o edifício em 2023, mas os planos tiveram de ser adiados. Os trabalhos recentes continuam a decorrer em várias frentes. Um telebim panorâmico em torno do telhado deverá estar concluído em janeiro, e um extenso terraço de observação no topo do auditório está também em fase de conclusão. Em 2014, o Real estava à espera de pagar pouco mais de 500 milhões de euros pela remodelação, mas hoje diz-se que o orçamento total aproxima-se do dobro desse montante. Além dos superestádios da NFL nos Estados Unidos, raramente se investem montantes tão elevados em estádios de futebol.

Mas Monumental, Buenos Aires

O projeto do Real Madrid é extremamente ambicioso, uma vez que os merengues também têm receitas para compensar o dinheiro investido na remodelação. Uma realidade completamente diferente prevalece em Buenos Aires, onde o River Plate - após o fracasso de muitas visões bonitas demais - decidiu reconstruir o estádio com meios mais simples.

O Mas Monumental está a mudar apenas ligeiramente em termos estruturais, mas fundamentalmente em termos de imagem
O Mas Monumental está a mudar apenas ligeiramente em termos estruturais, mas fundamentalmente em termos de imagemIDOM / CA River Plate

Primeiro, o campo foi rebaixado em 1,8 metros e, em seguida, foram criadas bancadas ao lado do próprio campo para tornar o estádio totalmente apto para o futebol, pela primeira vez na sua história. Os espectadores dos setores existentes podem, por sua vez, sentar-se em novos assentos, e a inclusão de setores de pé, de tamanho considerável, tornou o local o maior de toda a América do Sul, com capacidade para 84.567 espectadores. Além da reconfiguração do auditório, as obras no valor de 45 milhões de dólares incluem novos camarotes, um túnel para os jogadores e um novo sistema de som. O efeito mais espetacular, no entanto, continua a ser o furacão de aplausos dos adeptos, agora reunidos junto ao próprio campo. A conclusão oficial das obras está prevista para julho de 2024.

Estádio Anfield, Liverpool

Inicialmente, esperávamos incluir o novo estádio do Everton, que entrou agora no seu último ano de construção. No entanto, o projeto sofreu uma derrapagem em relação ao calendário inicial e o primeiro jogo só terá lugar no verão de 2025. Por razões completamente diferentes (falência do empreiteiro), a segunda fase de desenvolvimento do estádio do rival, o Liverpool, também está atrasada.

Duas bancadas extensamente ampliadas estão a mudar a cara de Anfield
Duas bancadas extensamente ampliadas estão a mudar a cara de AnfieldLiverpool FC / KSS Group

A bancada norte (Anfield Road Stand) deveria estar pronta no verão de 2023, mas o Buckingham Group faliu, obrigando a um inventário, a uma mudança de empreiteiro e a ajustamentos do calendário. Os adeptos do nível inferior da nova bancada têm estado sentados desde o outono, tendo os primeiros setores da secção superior sido inaugurados em dezembro. Em breve - provavelmente ainda no final de janeiro - o estádio atingirá a sua capacidade prevista de 61.000 espectadores. Nos meses seguintes, prosseguirão as obras da zona de entretenimento prevista sob a bancada ou as fases finais de acabamento.

O Liverpool pode ter perdido cerca de 8 milhões de libras só com o atraso na construção, devido à capacidade limitada do estádio, mas o projeto que vale - em termos de conversão - quase 200 milhões de libras começará em breve a gerar os lucros esperados. A bancada principal já os está a gerar, e a capacidade ao nível pretendido permitirá ao Liverpool acompanhar o ritmo dos seus principais rivais em termos de receitas durante os jogos.

Estádio San Carlos de Apoquindo, Las Condes / Santiago

A Universidad Católica é o terceiro maior clube do Chile e há muito que é ofuscada pelos seus dois principais rivais da capital. Enquanto Colo-Colo e Universidad ainda só têm os seus novos estádios no papel, o Crusaders deu um passo decisivo para ganhar vantagem. O clube está a construir o primeiro estádio sustentável do país e a primeira grande instalação privada de futebol.

Estádio San Carlos de Apoquindo
Estádio San Carlos de ApoquindoIDOM / Universidad Católica

Projetado pelo estúdio espanhol IDOM, o estádio aproveitará grande parte do auditório existente, sobre o qual serão construídos um segundo nível e uma cobertura. Prevê-se que a nova capacidade total seja de 20.000 espectadores, que se sentarão nas bancadas mais confortáveis do país. Além disso, sistemas avançados de controlo da água, uma central de energia solar no telhado e a utilização generalizada de madeira na construção ajudarão a tornar o estádio amigo do ambiente.

Tudo isto, aliado a uma arquitetura impressionante, estava previsto estar pronto em 2023, mas o calendário original teve de ser rapidamente atualizado. No final de dezembro, a Universidad Católica anunciou que o estádio estava a meio caminho da construção e que estaria pronto para receber os espectadores no segundo semestre de 2024.

Centro Internacional de Futebol de Xi'an, Xi'an

A China não pode ficar de fora da lista de estádios aguardados com ansiedade, especialmente depois do governo do país ter dado uma guinada e começado a construir estádios somente de futebol em vez de arenas de atletismo. A mudança está relacionada, em parte, com o desenvolvimento do futebol de formação na China e, em parte, com os grandes eventos que o país pretende acolher. Um deles seria a Taça Asiática de 2023, que acabou por ser transferida para o Catar (e para janeiro de 2024) devido à pandemia.

A rara beleza da silhueta do estádio de Xi'an é memorável
A rara beleza da silhueta do estádio de Xi'an é memorávelZaha Hadid Architects

Os estádios para este torneio, no entanto, foram construídos pelos chineses e são espectaculares. A joia da coroa é o Xi'an IFC, que foi construído na nova zona empresarial de Fengdong. Fazendo lembrar os templos das dinastias Zhou e Qin, o edifício é ao mesmo tempo futurista e as suas formas interpenetrantes são a imagem de marca de Zaha Hadid Architects. De acordo com as tendências atuais e a abordagem chinesa dos estádios, a arena abre-se aos residentes a partir do sul, com amplos terraços onde se situam funções recreativas e comerciais.

Bancadas compactas e agrupadas - algo de que os adeptos de futebol chineses têm sentido muita falta
Bancadas compactas e agrupadas - algo de que os adeptos de futebol chineses têm sentido muita faltaZaha Hadid Architects

A imagem de marca do estádio para 60.000 espectadores continua a ser a cobertura única, que combina uma estrutura de aço clássica com uma delicada ligação de membrana em cordas finas. Toda a cobertura transforma-se num ecrã à noite, o que foi testado pela primeira vez em dezembro de 2023. Estruturalmente, o estádio está pronto, à espera de abrir no novo ano.

Estádio principal do parque desportivo de Kai Tak, Hong Kong

Diz-se que Hong Kong é a Pérola do Oriente e foi este tema que inspirou o espetacular novo estádio no local do antigo aeroporto de Kai Tak. Daí as cores cintilantes da fachada e a forma arredondada, que contrasta com os edifícios altos de Hong Kong. Para garantir que os residentes da zona não sofram com o ruído durante os muitos eventos previstos, o edifício está totalmente fechado, incluindo um teto retrátil sobre o campo.

O estádio principal tornar-se-á a maior arena desportiva e de entretenimento de Hong Kong
O estádio principal tornar-se-á a maior arena desportiva e de entretenimento de Hong KongKai Tak Sports Park

Espera-se que o estádio de 50.000 lugares satisfaça os mais elevados padrões de râguebi e futebol. E embora não lhe seja atribuído o título de estádio nacional, poderá sê-lo de facto, em virtude de acolher grandes eventos. Ao mesmo tempo, faz parte de um enorme complexo desportivo, comercial e de lazer que se destina a servir o público diariamente.

Estádio Municipal de Katowice

Enquanto em Zabrze, na Polónia, se constrói a última bancada da grande arena, as autoridades de Katowice estão a realizar sonhos um pouco mais pequenos, mas mais orientados para a procura. Após décadas de promessas não cumpridas, o GKS Katowice vai instalar-se num recinto totalmente novo no segundo semestre de 2024.

Com uma capacidade para 14.896 espectadores, o estádio é único, não só na Polónia, mas também na Europa. O estádio de futebol, estruturalmente simples, foi acoplado no sul de Katowice a um auditório para as outras secções da GKS e, além disso, a uma praça representativa que pode ser utilizada para eventos adicionais.

O novo estádio de Katowice é composto por uma arena e uma praça parcialmente coberta
O novo estádio de Katowice é composto por uma arena e uma praça parcialmente cobertaUM Katowice

O conjunto, sob um teto comum e rodeado por uma elegante colunata, está a ser construído a um custo de quase 60 milhões de euros. Juntamente com os dois campos de treino e parte dos parques de estacionamento planeados, o investimento constitui a primeira fase do complexo. Na segunda fase, serão construídos outros parques de estacionamento e mais quatro campos, mas ainda não há data de conclusão.

Edion Peace Wing Hiroshima, Hiroshima

Igualmente 20 anos após a realização do Campeonato do Mundo de Futebol em Hiroshima, foi iniciada a construção de um novo estádio de futebol. Os estádios do Campeonato do Mundo revelaram-se demasiado grandes para o potencial do futebol japonês, mas o seu crescimento desencadeou uma onda de investimento em estádios mais pequenos, otimizados para o futebol clássico das equipas das ligas J1 e J2.

A Ala da Paz do Edion está ligada por um parque verde ao local da bomba de Hiroshima
A Ala da Paz do Edion está ligada por um parque verde ao local da bomba de HiroshimaStadium Park Hiroshima, Sanfrecce.co.jp

O Peace Wing Hiroshima - cujo nome se refere ao local onde foi atingida uma bomba atómica a cerca de 600 metros do estádio - é um excelente exemplo do desenvolvimento do futebol da liga no Japão. O Sanfrecce Hiroshima é um dos maiores clubes do país e poderá já estar a preparar-se para se mudar para o recinto de 30.000 lugares. O recinto foi concluído dentro do prazo, em dezembro de 2023.

A inauguração está prevista para fevereiro (10 ou 11) e, embora o estádio se situe no Japão remoto, a sua arquitetura é muito europeia. Existe, por exemplo, uma bancada sul de nível único para os adeptos, dois níveis ao longo do campo com a maior oferta de prémios do Japão e a oferta de alimentos e bebidas deverá ser impressionantemente extensa. Perante os nossos olhos, o futebol japonês está a ganhar força, com uma infraestrutura muito atrativa. Apenas o preço pode ser assustador - um estádio desta dimensão custa uns impressionantes 27,1 mil milhões de ienes, ou seja, mais de 865 milhões de euros. No entanto, esta é a norma no Japão, onde os custos de construção são muito elevados.

Kingdom Arena, Riade

A ofensiva saudita no mercado do desporto surpreendeu muita gente, incluindo os próprios sauditas. A escassez de preparativos pode ser vista, por exemplo, no facto de o Al Hilal, o clube principal, ainda não ter um estádio de futebol decente. É pouco provável que venha a ter uma casa antes do Campeonato do Mundo de 2034, mas, antes disso, o clube mudar-se-á para a Kingdom Arena.

Arena do Reino
Arena do ReinoAl Hilal SC, AlHilal.com

Trata-se de uma enorme arena construída em 2023, e que está atualmente a ser adaptada para ser alugada a médio prazo pela equipa de futebol. O recinto totalmente fechado facilita a refrigeração do estádio, com capacidade para 26.000 espectadores. Embora construída à pressa e quase exclusivamente pré-fabricada, a Kingdom Arena oferece tecnologia da mais alta qualidade e o valor para os espectadores será reforçado por um ecrã panorâmico em torno do perímetro do campo. Prevê-se que o Al Hilal pague 40 milhões de riais (cerca de 10 milhões de euros) pelo aluguer anual.

Visit Mallorca Estadi, Palma de Maiorca

A liga espanhola, no seu conjunto, está a ser alvo de uma enorme mudança de imagem, com grande parte do esforço a ser canalizado para a melhoria das infra-estruturas. O Real Maiorca é um dos beneficiários do programa Boost da LaLiga, que conseguiu financiar parte da remodelação do estádio local. Construído para a prática de atletismo e com apenas uma bancada coberta, o recinto está hoje em vésperas de concluir a quarta fase final da remodelação.

A nova configuração do auditório do Son Moix, o estádio do Real Mallorca
A nova configuração do auditório do Son Moix, o estádio do Real MallorcaRCD Mallorca

O que foi feito desde maio de 2022? Foi construída uma magnífica cobertura sobre a bancada leste, o auditório ao longo do relvado foi agachado à custa da remoção da pista de atletismo e, no final do outono passado, foi inaugurada a bancada norte com um restaurante que se eleva sobre o auditório. A última etapa é a bancada sul, destinada aos adeptos, que será inaugurada no próximo jogo contra o Celta de Vigo, a 13 de janeiro.

É nas zonas norte e sul do estádio que se registam as maiores alterações. Embora as bancadas permaneçam descobertas, foram deslocadas para o mais próximo possível do relvado. Assim, os espectadores não estarão a 41 metros do relvado, mas apenas a 7,5 metros. Os efeitos do investimento de mais de 20 milhões de euros resultaram num recorde de interesse dos adeptos, apesar do fraco desempenho do clube na liga - o clube acaba de conseguir ultrapassar a marca dos 20.000 titulares de bilhetes, o que nunca tinha acontecido na história do clube. E com uma capacidade de pouco mais de 23.000 pessoas na nova configuração, promete ser uma primavera com bancadas cheias.