Os jovens de La Fabrica, a eterna contradição de Carlo Ancelotti

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Os jovens de La Fabrica, a eterna contradição de Carlo Ancelotti
Carlo Ancelotti convocou vários atletas dos escalões de base do Real Madrid para o jogo em Anfield
Carlo Ancelotti convocou vários atletas dos escalões de base do Real Madrid para o jogo em AnfieldAFP
Sem Mendy, Tchouaméni e Kroos para o duelo frente ao Liverpool, Carlo Ancelotti convocou Mario Martin, Sergio Arribas e Álvaro Rodriguez. Entre eles, acumulam 50 minutos disputados na La Liga, Liga dos Campeões e Taça do Rei, enquanto o italiano promete aos jovens mais tempo de jogo.

Este é o eterno debate dentro da instituição madrilenha: devem usar-se jogadores do Castilla, equipa secundária do Real Madrid, para o reforço do plantel principal? Nesta temporada, os merengues, à semelhança de todos os grandes clubes da Europa, é afetado por um calendário bastante intenso.

Entre o Mundial em meados de novembro até às férias de Natal e às restrições na gestão das transferências, Carlo Ancelotti tem de orientar, no atual campeão europeu, um plantel envelhecido e que mostra certas lacunas. 

Por isso, na hora de convocar os jogadores do Real Madrid Castilla, o treinador italiano não hesita, mas a escolha acaba sempre por recair sobre os mesmos atletas. RodrygoAsensio ou Ceballos têm preferência sobre Sergio ArribasMario MartinIker Bravo – que chegou ao clube no Verão passado – ou mesmo Álvaro Rodriguez

O Castilla está em grande forma nesta temporada
O Castilla está em grande forma nesta temporadaReal Madrid

Importante, mas na verdade, nem tanto…

"A cantera é importante para o Real Madrid. Ninguém aqui esquece os jogadores formados no clube. O que as pessoas devem entender é que o Real Madrid, na sua equipa principal, tem jogadores de nível muito, muito alto", explicou Carlo Ancelotti antes da final do Mundial de Clubes.

"Dar minutos a outros jogadores não é tão simples. Apesar de tudo, temos jogadores muito bons na base, que estamos a avaliar. Os treinadores dos escalões inferiores estão a fazer um ótimo trabalho. Esses jogadores estarão presentes na equipa principal em muito pouco tempo. Mas dar minutos, dar-lhes… O Real Madrid é o atual campeão europeu e isso significa que o nível do plantel é alto".

Na história do Real Madrid, os jogadores formados no clube explodiram sempre que a equipa principal precisou deles. A Quinta del Buitre - geração de jovens jogadores da formação do clube que ao seu serviço conseguiu múltiplas conquistas -RaúlGutiCasillasCarvajal... os exemplos são muitos e os factos provam que os merengues sempre puderam contar com a sua formação em tempos complicados.

No entanto, nos últimos anos - especialmente sob o comando de Zidane e Ancelotti - os jovens de La Fabrica tiveram cada vez menos espaço entre a elite do clube.

O treinador italiano já deu a entender que conta com os jovens, mas, quando olhamos para os números, a história é bem diferente. Enquanto muitos questionaram as lacunas do Real Madrid nas últimas semanas e exigiram que um jogador como Sergio Arribas - que está a realizar uma temporada excepcional sob o comando de Raúl - seja lançado, Ancelotti mostrou contenção.

Os lugares são caros, é claro. Mas, depois do Mundial, o grupo de trabalho sofreu com lesões e ausências, mostrando dificuldades na LaLiga, na Taça e na Supertaça. Mesmo assim, foram sempre os mesmos a jogo, quer como titulares quer como opção vindos do banco.

Carlo Ancelotti durante o jogo do Real Madrid contra o Osasuna
Carlo Ancelotti durante o jogo do Real Madrid contra o OsasunaAFP

No último fim de semana, contra o OsasunaÁlvaro Rodriguez entrou aos 85 minutos e mostrou-se a um nível interessante, com recuperações e assistências para os golos de Vinícius, que seria anulado, e de Asensio, que fechou a contagem. Uma demonstração de qualidade que pode servir de clique para que Ancelotti confie cada vez mais na juventude de que dispõe.

Raúl: Cedência ou foco nos objetivos de subida?

Se já era difícil para Ancelotti dar oportunidades aos jovens, agora o Castilla está numa posição muito favorável para subir à LaLiga2. Com a última vitória sobre o Linares (2-0), em que Sergio Arribas voltou a brilhar e marcou um golo soberbo, os comandados de Raúl passaram a liderar o Grupo 1 da Primera RFEF .

Se terminar a época nesta posição, a sucursal madrilena acede diretamente ao escalão seguinte, objetivo que tenta há várias temporadas. Por isso, Raúl, treinador do Castilla e lenda dos blancos, e Ancelotti deparam-se agora com um dilema: dar mais tempo aos jovens da equipa principal ou deixá-los na formação secundária que luta pela promoção, não desestabilizando assim o bloco que se formou?

Raúl orienta o Real Madrid Castilla
Raúl orienta o Real Madrid CastillaReal Madrid

A equipa B sempre foi muito importante na estrutura do clube e a verdade é que este ano está numa forma sensacional. Raúl, como antigo jogador do clube, encontrou a chave para manter os seus jogadores focados no futebol. Estão na liderança, com uma média de idade muito baixa e num campeonato difícil. Há muito tempo que os adeptos não se divertiam tanto no estádio Alfredo Di Stéfano e isso traduz-se numa fantástica série de 18 jogos sem perder - 10 vitórias e oito empates.

Esta é, sem dúvida, uma situação complicada para ambos os treinadores, mas os Casa Blanca sabem bem que a missão do Castilla passa por desenvolver os jovens jogadores para que possam eventualmente dar o passo em frente.

O primeiro a concordar é o próprio Raúl, que, embora deva ser versátil, é um exemplo claro do que significa ter sucesso no Real Madrid de baixo para cima e que não terá problemas em ceder alguns elementos da sua equipa para Ancelotti, caso a oportunidade surja. 

O caso Sergio Arribas

Entre todos os jovens talentos que La Fabrica tem neste momento, há um, em particular, que os adeptos merengues querem ver a jogar regularmente no Santiago Bernabéu: Sergio Arribas. Ninguém explica porque não consegue mais oportunidades com a equipa principal, mas continua a trabalhar arduamente em busca ser recompensado, como na meia-final do Mundial de Clubes, na qual marcou um golo. 

"É um jogador muito talentoso e faz a diferença. É a referência da equipa e os jogadores sabem que se lhe derem a bola pode fazer coisas incríveis. Está no bom caminho, está a chegar ao fim da sua passagem no Castilla e em maio escolherá a melhor opção. Ele consegue sempre fazer a diferença nos jogos", disse Raúl após um encontro do campeonato em novembro de 2022.

Felizmente, Arribas sempre provou ter os pés bem assentes na terra e nunca deixou que algo o desestabilizasse. Quando Carlo Ancelotti o chama, ele responde presente. Quando fica na equipa B, continua a ser o líder indiscutível do plantel, com a qual é o melhor marcador do Grupo 1 da Primera RFEF, registando 10 golos, aos quais junta sete assistências.