Faro de Primeira: Farense bate Estoril e garante permanência

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Faro de Primeira: Farense bate Estoril e garante permanência

Gonçalo Silva fez o primeiro golo do encontro
Gonçalo Silva fez o primeiro golo do encontroLUSA, Opta by Stats Perform
O rival algarvio Portimonense perdeu em Alvalade e o Farense aproveitou para sentenciar as contas da manutenção à jornada 32. A equipa de José Mota venceu pela segunda jornada consecutiva e adiou os objetivos do Estoril Praia, após vencer por 3-2 em casa. Num jogo recheado de grandes golos, foi Bruno Duarte, já no segundo tempo, a decidir a partida depois de o conjunto algarvio ter estado a vencer por 2-0 na primeira parte.

Recorde aqui as principais incidências da partida

A preparação para o jogo de domingo, que podia ser o mais importante da temporada para Farense e Estoril, também foi feita no sofá. Lá, algarvios e canarinhos assistiram à derrota do Portimonense, mas guardaram as possíveis celebrações para o domingo à tarde, onde o sol abençoou o São Luís para uma tarde de bom futebol.

As pontuações dos jogadores
As pontuações dos jogadoresFlashscore

Um empate teoricamente servia às duas equipas. O Farense garantia a manutenção matematicamente, enquanto o Estoril celebrava a chamada permanência virtual, fruto da diferença de golos para o Portimonense, uma vez que o confronto direto entre os dois conjuntos dava empate.

Talvez por todas estas condicionantes Farense e Estoril tenham entrado sem grande pressão, protagonizando um jogo aberto e com grandes momentos de futebol, algo que, diga-se, as duas equipas foram apresentando ao longo da época, ainda que muito a espaços.

A primeira ocasião pertenceu ao Farense, que começou por assumir as despesas do jogo na primeira parte. Igor Rossi, de cabeça, obrigou Marcelo Carné a uma grande intervenção para manter o Estoril agarrado ao jogo (20').

Com Guitane no banco, o Estoril sentiu algumas dificuldades para criar ocasiões de golo, por isso não foi de estranhar que a primeira grande oportunidade tivesse surgido na sequência de um lance de bola parada que Cláudio Falcão desvia por cima da própria baliza.

O passar dos minutos e o avolumar das oportunidades abriu o jogo, mas com superioridade algarvia o golo de Gonçalo Silva acabou por trazer justiça ao marcador. Marco Matias cobrou um canto a partir da esquerda e encontrou a cabeça do defesa-central (36'), que aproveitou a proximidade das bancadas para dedicar o golo à tia.

A cabeçada do defesa-central algarvio foi o mote para um final de primeira parte frenético, marcado pelo golaço de Mattheus Oliveira (45'), que, em dia da mãe, fez lembrar o pai, Bebeto, para apontar o 2-0 do Farense.

O golpe seria pesado para o Estoril, não fosse a reação rápida da equipa de Vasco Seabra, que aproveitou a desconcentração da equipa da casa, ainda a celebrar o  golo, para reduzir o marcador numa fase crucial da partida. João Marques, dos melhores na primeira parte, encontrou Fabrício no coração da área (45'+3) para motivar a equipa de Cascais antes do início da segunda parte.

Com apenas uma vitória fora, curiosamente no Estádio do Dragão, aquele golo serviu efetivamente como uma motivação importante para a equipa estorilista, que começou a segunda parte tal como havia terminado.

As estatísticas da partida ao intervalo
As estatísticas da partida ao intervaloFlashscore

Rodrigo Gomes (52') aproveitou a confusão na defesa algarvia para fazer o 2-2 com um aparecimento surpresa na zona de grande penalidade para uma finalização de primeira, de pé direito.

Com mais de meia hora para jogar e o empate a servir aos dois conjuntos, era natural que surgissem algumas cautelas, numa espécie de acordo amigável com vista à permanência, mas os Leões de Faro queriam mais do que isso.

Depois de marcar três golos frente ao Estrela, o Farense voltou a aplicar chapa três para regressar à liderança do marcador aos 64 minutos de jogo, altura em que Bruno Duarte recebeu o passe de Belloumi para finalizar com classe.

Ao bom estilo de José Mota, o Farense soube jogar com o resultado e com as exigências da permanência para segurar o Estoril e garantir a permanência na Liga Portugal, depois de ter consumado o regresso ao primeiro escalão na época passada.

Homem do jogo Flashscore: Mattheus Oliveira (Farense)

As estatísticas da partida
As estatísticas da partidaOpta by Stats Perform