Jogos Europeus: Capacidade de superação no bronze português no padel

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Jogos Europeus: Capacidade de superação no bronze português no padel

Miguel Oliveira e Afonso Fazendeiro conquistaram medalha de bronze
Miguel Oliveira e Afonso Fazendeiro conquistaram medalha de bronzeFederação Portuguesa de Padel
A dupla portuguesa Afonso Fazendeiro e Miguel Oliveira enfrentou este domingo diversas contrariedades com determinação para conquistar a medalha de bronze nas duplas de padel dos Jogos Europeus, impondo-se aos rivais italianos por 2-1, em Cracóvia.

Na praça central da histórica cidade polaca, Simone Cremona e Marco Cassetta venceram o primeiro set por 7-6 (8-6), contudo, os lusos igualaram com um 7-5, ao conseguirem o primeiro ‘break’ do desafio, impondo-se posteriormente na ‘negra’ por 6-0, já com um adversário limitado fisicamente.

O primeiro set foi dramático em várias fases, com Afonso e Miguel a revelarem algumas dificuldades nos jogos finais, salvando várias quebras de serviço, especialmente seis bolas de set, após as quais resultou o 6-6.

No ‘tie-break’, os transalpinos chegaram a liderar por 6-3, mas houve recuperação para 6-6, altura em que o juiz espanhol pareceu validar mal uma bola para a Itália (tocou na parede antes do chão): Fazendeiro e Oliveira reclamaram durante vários minutos, em vão, acabando, depois, por ceder e perder por 8-6.

No segundo parcial manteve-se o equilíbrio, embora Afonso e Miguel não tivessem passado pelos mesmos apuros em manter o serviço, sendo verdade que também não estiveram perto de o quebrar, excetuando quando os transalpinos serviam para o 6-6.

A Itália vencia por 40-0 e tudo indiciava nova decisão no ‘tie-break’, contudo, os lusos mantiveram-se firmes e conseguiram a primeira disrupção no desafio, celebrando efetivamente o empate com o 7-5 que obrigou à ‘negra’, na qual entraram moralmente por cima.

Após desperdiçar três bolas para quebrar o serviço, a quarta foi definitiva, adiantando-se por 2-0 ante um rival que agora já soçobrava animicamente e tinha Simone Cremona a queixar-se de dores numa perna, ficando a dúvida se voltaria ao desafio quando estava 3-0: Marco Cassetta ia jogar, a seguir, a final de pares mistos.

Depois de desbaratar meia dúzia de vantagens, a dupla portuguesa voltou a ganhar o serviço opositor e os italianos desabaram, ficando 6-0.

Nas meias-finais, a dupla lusa tinha perdido com os primeiros cabeças de série, os espanhóis Alonso Rodríguez e Pablo García, por 2-0, pelos parciais de 7-5 e 6-3.

Portugal soma agora nove medalhas nos Jogos Europeus, nomeadamente três ouros, três pratas e três bronzes, tendo o padel se juntado hoje à canoagem (quatro pódios), ao atletismo (três) e ao karaté (um) no medalheiro nacional.

A terceira edição dos Jogos Europeus decorre até 02 de julho em Cracóvia e na região polaca de Malopolska, com 30 modalidades no programa e 48 países participantes, entre eles Portugal, que possui uma delegação com mais de duas centenas de atletas.