Mais

Países Baixos - Argentina: Contas a acertar em Lusail

Duelo grande em Lusail
Duelo grande em LusailOpta by Stats Preform, AFP
As duas primeiras nações a chegar aos quartos de final do Mundial-2022 protagonizam uma reedição da meia-final de 2014. Os 88 mil espectadores que vão estar no Estádio de Lusail esperam que os Países Baixos e Argentina não tenha exibições monótonas como nos encontros sem golos de 2014 e 2006, o que parece improvável, uma vez que ambas as seleções marcaram e sofreram golos nos oitavos de final.

Com golos a surgirem em diversos momentos da vitória dominante por 3-1 sobre os Estados Unidos da América, não foi surpresa que o técnico neerlandês, Louis van Gaal, de 71 anos, se tenha gabado das "grandes hipóteses" dos Países Baixos vencerem o primeiro Mundial. Haverá muita motivação pessoal para Van Gaal, que já afirmou que este título é o único objetivo que lhe resta conquistar na sua carreira de 30 anos como técnico, sendo que para isso tentará vingar a derrota na meia-final de 2014, quando perdeu nos penáltis contra esta equipa sul-americana.

Pode ouvir o relato em direto na aplicação ou no site
Pode ouvir o relato em direto na aplicação ou no siteFlashscore

A Argentina foi obrigada a trabalhar arduamente para garantir a sua quarta participação em quartos de final nos últimos cinco Campeonatos do Mundo e pode agora colocar formalmente atrás de si a dececionante saída nos oitavos de final de 2018. O golo que sofreram na vitória por 2-1 frente à Austrália foi registado como um autogolo, o que faz com que nenhum dos adversários tenha conseguido celebrar nos últimos très duelos disputados pela albiceleste na prova.

A grande oportunidade que este jogo traz não passou ao lado do treinador Lionel Scaloni, que, na conferência de imprensa, descreveu este confronto com Van Gaal como “um momento de orgulho”, mas declarou que a equipa está pronta para qualquer desafio: “os meus jogadores nasceram para jogar neste tipo de jogos”. Os bicampeões estão em grande forma, principalmente nos primeiros 45 minutos, após acumular 11 vantagens ao intervalo em 13 partidas neste ano de 2022 (11V, 1E, 1D).

Jogadores a observar: Provavelmente iremos ver os companheiros de equipa no Manchester City, Nathan Aké e Julián Álvarez, e confronto direto, com o argentino Álvarez a faturar em cada um dos últimos seis jogos em que esteve em campo pelo menos 40 minutos pelo seu clube ou seleção. No entanto, o jovem está perante um desafio, considerando que Aké, dos Países Baixos, não sabe o que é perder em jogos pela seleção em partidas internacionais há mais de dois anos(11V, 6E).

Estatística em destaque: Os neerlandeses marcaram primeiro em 16 dos 19 jogos que somam sem derrotas, empatando as três partidas em que sofreram o primeiro golo do encontro.

Curiosidades do Campeonato do Mundo: Os dois últimos vencedores do Mundial (França e Alemanha) foram vice-campeões 12 anos antes. Os Países Baixos terminaram em segundo lugar em 2010!