"Tenho o jovem mais feliz num court". É assim que Aneke Rune começa a sua atualização da situação do quarto melhor tenista do mundo de acordo com o ranking ATP, Holger Rune, que vai disputar o Open da China esta semana, depois de ter sofrido uma lesão nas costas.
O tenista de 20 anos teve de desistir de jogar pela Dinamarca no segundo dia do jogo da Taça Davis contra o Brasil, a 16 de setembro, e na semana passada cancelou a Laver Cup, onde ia jogar pela Europa contra o resto do mundo.
Em vez disso, Rune foi tratado, o que lhe permitiu voltar a treinar.
"Tivemos uma sessão de treino no sábado, na Dinamarca, antes de apanharmos o avião (para a China), e ele usou uma cinta pela primeira vez - e novamente no domingo. E no treino da manhã (segunda-feira) com uma corrida completa nas posições exteriores e novamente agora. E está a correr tudo bem", afirma Aneke Rune numa mensagem.
Aneke Rune considera que não participar na Laver Cup foi a decisão correcta.
"A dor é desgastante e, provavelmente, foi um golpe de sorte ele não ter ganho o segundo set e, consequentemente, o jogo da Taça Davis, porque, nesse caso, teria provavelmente jogado os pares no dia seguinte, teríamos ido à Laver Cup e, depois, ele teria provavelmente quebrado na China".
Aneke Rune também está satisfeito com o facto de a colaboração com Lars Christensen estar de volta em pleno, depois de uma época em que Rune alternou entre Christensen e o francês Patrick Mouratoglou.
"É ótimo ter o Lars de volta, eles trabalham muito bem juntos. Estou feliz pelo Holger, porque foi um ano difícil, com muita confusão e elementos perturbadores, e mesmo assim ele subiu na classificação".Mas toda a gente sabe que ele pode fazer ainda mais do que está agora, por isso é ótimo ver que a base para o desenvolvimento está de novo lá".
O Open da China começa na quinta-feira. Holger Rune está a participar no torneio pela primeira vez, tal como o espanhol Carlos Alcaraz, cabeça de série.