Semana de Dérbi: Indonésia prepara-se para uma batalha dentro e fora do campo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Semana de Dérbi: Indonésia prepara-se para uma batalha dentro e fora do campo

A rivalidade na Indonésia é muito acesa
A rivalidade na Indonésia é muito acesaProfimedia, Flashscore
A Indonésia é um país incrivelmente diversificado e colorido. Apesar das grandes diferenças étnicas e religiosas, os indonésios têm uma identidade nacional unificada. O lema nacional "Bhinneka Tunggal Ika" pode ser livremente traduzido para "unidade na diversidade". No entanto, há alturas em que os indonésios se esquecem da pertença nacional e deixam acender todas as diferenças e disputas. Esses momentos são os jogos de futebol entre equipas locais, especialmente os dérbis entre os maiores rivais do país.

Um país enorme, cidades enormes, emoções enormes

A Indonésia espalha-se por mais de 17.000 ilhas. Com cerca de 280 milhões de habitantes, é o quarto país mais populoso do mundo. Os 300 grupos étnicos indígenas falam cerca de 750 línguas e dialectos. Os indonésios também seguem muitas religiões diferentes, mas o Islão domina, graças à sua enorme população. A Indonésia é o maior país muçulmano do mundo.

Outras culturas de fora, incluindo dos colonizadores, também influenciaram a história e cultura da Indonésia. Em 1602, foi criada a Companhia Holandesa das Índias Orientais, que se tornou a força dominante na região. Em 1800, os (agora) neerlandeses declararam o território da atual Indonésia como sua colónia - chamaram-lhe Índias Orientais Holandesas. A Indonésia só se tornou independente após a Segunda Guerra Mundial.

A principal cidade da Indonésia é Jacarta, que, no decurso de um crescimento dinâmico, absorveu outras grandes aglomerações situadas nas proximidades, criando a gigantesca aglomeração de Jabodetabek (acrónimo dos nomes das cidades de Jacarta, Bogor, Depok, Tangerang e Bekasi). Jabodetabek é considerada a segunda maior área urbana do mundo, a seguir à área de Tóquio-Yokohama, no Japão. Tem mais de 30 milhões de habitantes.

Não muito longe da área metropolitana de Jacarta, na parte ocidental da ilha de Java, a cerca de 150 quilómetros a sudeste (embora numa zona tão urbanizada seja difícil determinar onde começa e acaba a cidade), situa-se outra grande cidade, também ela uma metrópole com vários milhões de habitantes: Bandung.

No início do século XX, os neerlandeses, que estavam no poder, consideraram a possibilidade de transferir a capital de Jacarta para Bandung, que fica no interior, rodeada de montanhas e, por isso, melhor protegida. Porém, este plano acabou por não ser levado a cabo.

No entanto, historicamente, existe uma grande rivalidade entre as cidades. Isto é reforçado pelas diferenças na composição étnica das duas localidades. Em Jacarta, embora a população seja muito diversificada devido à enorme dimensão, os javaneses são os mais representados.

Em Bandung, pelo contrário, a população é maioritariamente de etnia sundanesa. Os javaneses e os sundaneses são os maiores grupos étnicos da Indonésia e, por isso, são os que mais disputas têm entre si.

Costuma-se dizer que o reflexo da sociedade de um país ou cidade é o seu futebol e a sua cultura futebolística. Na Indonésia, isto é claramente verdade. O futebol desempenha um papel importante na cultura indonésia. Os adeptos vivem o futebol de forma incrível, adoram-no. São apaixonados e muito ativos. O ambiente nos estádios é intenso, cheio de cor - bandeiras e pirotecnia - e de som. Através do futebol, os indonésios exprimem todas as suas emoções, tanto positivas como, infelizmente, negativas.

Um mapa do grande dérbi indonésio.
Um mapa do grande dérbi indonésio.Livesport / Podklad Google Maps

Jacarta vs Bandung - Persija vs Persib

Ambas as cidades albergam dois clubes fortes e bem sucedidos. Jacarta é a casa do Persija, enquanto Bandung é a casa do Persib. Os dois clubes são tradicionais, tendo sido fundados na parte "neerlandesa" da história do país, na década de 1920.

Os nomes Persija e Persib são acrónimos dos nomes completos dos clubes - Persatuan Sepakbola Indonesia Jakarta e Persatuan Sepakbola Indonesia Bandung (literalmente, Associação Indonésia de Futebol de Jacarta/Bangung).

Os dois emblemas têm múltiplos títulos do campeonato da Indonésia - o Persija conquistou 11 títulos e o Persib 7. Na última época, 2022/2023, o Persija terminou em 2.º lugar e o Persib em 3.º. A rivalidade entre o Persija Jakarta e o Persib Bandung é conhecida por "Duel Klasik".

Duelo Klasik divide todos

Mas a animosidade entre os adeptos das duas equipas não provém apenas da relação competitiva entre as duas cidades e respetivos clubes. Os adeptos do Persija, da capital, consideram-se "pessoas melhores", representantes da classe alta da sociedade. Os residentes de Bandung, por outro lado, são maioritariamente migrantes de diferentes zonas menos desenvolvidas da Indonésia.

Muitas pessoas de Bandung também emigram para Jacarta para trabalhar. Por conseguinte, o Persib tem muitos apoiantes também em Jacarta, na sua maioria migrantes e de classes mais baixas. Os adeptos do Persjs gozam com os adeptos do Persib com cânticos hostis e canções em que dizem: "Vocês são apenas pequenos empresários que estão a tentar ganhar fama na nossa bela e melhor cidade".

Quando a rivalidade se torna demasiado difícil de suportar

A animosidade entre os dois grupos de adeptos resulta frequentemente em confrontos violentos. Infelizmente, muitos dos confrontos já ceifaram vidas Durante muitos anos, o Duel Klasic esteve interdito para adeptos visitantes.

Os jogadores da equipa visitante têm normalmente de ser transportados para o estádio em veículos blindados. Os estádios de ambos os clubes têm tradicionalmente lotação esgotada para os dérbis (o estádio do Persija tem capacidade para mais de 77.000 espetadores, enquanto o do Persibu tem capacidade para 38.000). Mesmo sem a presença dos adeptos da equipa visitante, têm-se verificado repetidamente incidentes graves em ligação com os jogos e não só.

Um desses incidentes ocorreu quando um autocarro que transportava adeptos do Persija foi alvo de uma emboscada quando se dirigia para um jogo, mas tinha de passar por Bandung.

Os adeptos radicais do Persija descobriram que o autocarro transportava os rivais, emboscaram-no e aconteceu uma rixa em plena autoestrada. Um incidente particularmente brutal foi o assassinato de Haringg Sirl, de 23 anos, adepto do Persija, que viajava de forma anónima para um jogo em Bandung, em 2018. Foi espancado até à morte depois de ter sido descoberto por ultras locais.

Em outubro, faz exatamente um ano que ocorreu uma enorme tragédia durante outro grande dérbi indonésio. Num jogo entre equipas da zona oriental de Java, o Arema Malang e Persebaya Surubaya, os adeptos da casa não suportaram ver a equipa perder e cerca de 3.000 invadiram o campo de jogo para atacar jogadores e dirigentes do Persebaya.

A polícia decidiu acalmar a multidão frenética com gás lacrimogéneo. No entanto, esta ação provocou ainda mais confusão e uma debandada em que 135 pessoas foram espezinhadas e sufocadas e mais de 500 ficaram feridas (algumas fontes estimam que o número de mortos e feridos seja ainda mais elevado).

Romeu e Julieta

A rivalidade entre o Persija Jakarta e o Persib Bandung, e sobretudo entre os seus adeptos, é o tema principal do filme indonésio Romeu e Julieta, de 2009. Quem quiser evitar spoilers deve passar para o próximo e último capítulo.

Como o título sugere, esta é uma história romântica em que um fã obstinado dos Persija, Rangga, se apaixona por adepta dos Persiba chamada Desi. Rangga está disposto a arriscar a vida para encontrar o amor na hostil Bandung. Depois de se conhecerem, Desi tenta, em vão, convencer a sua família a aceitar Rangga e a sua relação. O casal apaixonado tem de fugir para outra cidade distante, que nada tem a ver com Persija e Persib.

Romeu e Julieta de 2009.
Romeu e Julieta de 2009.imdb.com

O dérbi e a cultura do futebol

O Duel Klasik é considerado um dos dérbis mais ferozes de toda a Ásia. Com o seu impacto na sociedade das cidades indonésias de Jacarta e Bandung, pode mesmo dizer-se que é um dérbi de importância mundial. Mas, infelizmente, sobretudo de um ponto de vista negativo. No entanto, o futebol na Indonésia está a crescer.

Há uma série de jogadores estrangeiros - Zé Valente, Carlos Fortes e Silvério são três dos oito futebolistas presentes - nas ligas locais, liderados por muitos brasileiros. Esperemos e confiemos que a cultura do futebol não se atrase demasiado no desenvolvimento e que os dérbis de futebol indonésios sejam conhecidos pelo ambiente maravilhoso que se vive em estádios com lotação esgotada e talvez até pelo bom futebol, em vez de encherem as páginas dos jornais com notícias de mais violência e desastres.

Outros dérbies da semana

Sexta-feira, 1 de setembro

Irlanda - Primeira Divisão

Shamrock Rovers x Bohemians

Dérbi de Dublin (Dublin Derby)

O dérbi de Dublin entre o Shamrock Rovers e o Bohemians é o maior dérbi do futebol irlandês. Para além de estarem sediados na capital, ambos os clubes estão entre as equipas mais bem sucedidas da história. O Shamrock Rovers lidera as tabelas históricas, com 20 títulos de campeão irlandês.

Este ano, na época de 2023 (disputada entre a primavera e o outono), o Shamrock pretende alcançar o quarto campeonato consecutivo. O Bohemians conquistou o título irlandês 11 vezes, a última das quais em 2009. Atualmente, o Bohemians ocupa o quarto lugar na tabela, a sete pontos do líder Shamrock Rovers, a oito jornadas do fim da competição.

Sábado, 2 de setembro

República Checa - Fortuna Liga

Slovacko x Zlin

Dérbi da região de Zlin

Slovacko e o Zlin são participantes regulares na principal competição da República Checa. Ambos os clubes estão sediados na região de Zlin. Uherske Hradiste - a cidade que acolhe o Slovacko - fica apenas a 25 quilómetros da capital da região - Zlin.

É importante para os adeptos dos dois lados que a sua equipa esteja acima do rival regional na tabela. A equipa do Slovacko tem-se saído significativamente melhor nas últimas épocas. A última vez que o Zlin ultrapassou o Slovacko na classificação final foi na época 2018/2019.

Chile - Primeira Divisão do ChileUniversidad de Chile x Colo Colo

Clássico do futebol chileno

A equipa do Colo Colo conquistou 33 títulos chilenos e é também a atual campeã da época de 2022. A Universidad de Chile é a segunda equipa mais bem sucedida do país em termos de títulos, tendo vencido a Liga 18 vezes, a última das quais em 2017.

A Universidad de Chile está ainda há mais tempo à espera de vencer o maior clássico do futebol chileno. Não vence o seu arquirrival - os vizinhos da capital Santiago - desde 2015.

Mas o clássico entre Colo-Colo e Universidad de Chile não é apenas um confronto entre duas equipas de futebol de qualidade, é também um confronto de classes sociais. O Colo-Colo representa tradicionalmente a classe trabalhadora e baixa. A Universidad de Chile representa os valores universitários e a classe média alta.

Brasil - Série B

Guarani FC x AA Ponte Preta

Dérbi Campineiro

O jogo entre os clubes brasileiros Guarani e Ponte Preta é considerado um dos maiores dérbis do interior do Brasil. Ambos os clubes estão sediados na cidade de Campinas, que fica a 100 quilómetros a norte de São Paulo.

As duas equipas estão atualmente na segunda divisão - Série B. Em mais de 100 anos de história, disputaram mais de 200 dérbis.

México - Liga MX

Cruz Azul x Club América

Clássico Jovem

Clasico Joven é o nome do dérbi entre os clubes mexicanos Club América e Cruz Azul, ambos sediados na capital, Cidade do México, mas o Cruz Azul não é originalmente um clube da capital. Foi fundado na cidade de Jasso, não muito longe da capital mexicana. O clube mudou-se para a Cidade do México em 1971, quando começou a jogar em casa no famoso Estádio Azteca.

Este é um dos maiores estádios do mundo (com capacidade para 104.000 adeptos). Foi construído para ser o palco principal dos Jogos Olímpicos de verão de 1968 e do Campeonato do Mundo de futebol de 1970. O Estádio Azteca é também a casa do Club América. Mas esta não é a única razão para a antipatia mútua entre as duas equipas e os seus adeptos.

O Clássico Jovem também tem a ver com a luta de classes - o Club América é o clube dos ricos e poderosos, enquanto o Cruz Azul representa a classe trabalhadora.

Os futebolistas e adeptos do Cruz Azul são pejorativamente referidos como "pedreiros" ou "trolhas" (mas isto baseia-se na origem real do clube - o Cruz Azul foi fundado em 1927 como parte da empresa de cimento com o mesmo nome).

EUA - Major League Soccer

Real Salt Lake x Colorado Rapids

Taça Rocky Mountain

Dois clubes da Major League Soccer (MLS) norte-americana, Real Salt Lake e Colorado Rapids, disputam a Taça das Montanhas Rochosas. A taça tem o nome das Montanhas Rochosas (Rocky Mountains), que se erguem entre Salt Lake City, Utah, e Denver, Colorado. A equipa que acumular mais pontos neste clássico ao longo da época ganha a Taça (há um troféu físico).

Normalmente, há três jogos entre as equipas (ou pode haver mais caso se encontrem nos playoffs). Se o número de pontos for o mesmo, os resultados são o fator de desempate. Se mesmo assim houver empate, o troféu fica com o atual detentor. Após o primeiro jogo da época, em maio de 2023, o Real Salt Lake tem uma vantagem de 3-2.

Domingo, 3 de setembro

Suíça - Superliga

Basileia x Zurique

Clásscio Suíço (Schweizer Klassiker)

Basileia e Zurique são duas das cidades mais importantes da Suíça. Ambas se situam na parte predominantemente germanófona do país alpino. Este facto é, por si só, uma das razões da sua rivalidade. Esta rivalidade também se estende ao desporto, nomeadamente ao futebol. Existe uma grande rivalidade entre Basileia e Zurique. Zurique também partilha uma rivalidade com a cidade vizinha, Grasshoppers.

No entanto, as tensões e a animosidade entre Zurique e Basileia aumentaram significativamente no novo milénio, especialmente em 2006. O Basileia queria completar um hat-trick de títulos de campeão. Os bicampeões só precisavam de não perder com o Zurique na última jornada da época 2005/2006. Mas a equipa da casa também estava na luta pelo título.

O título foi decidido pelo único golo da partida, marcado no final do jogo. O golo foi marcado pela equipa da casa, o Zurique, que festejou o título. O jogo terminou com uma grande invasão do relvado por parte dos adeptos de ambas as equipas. Nas bancadas, começou uma rixa. Desde então, os sentimentos de ódio acompanham o clássico suíço.

Países Baixos - Eerste Divisie

Willem II x NAC Breda

Dérbi de Brabantse Ocidental

Na parte ocidental da província neerlandesa de Brabante do Norte, duas cidades de dimensões semelhantes estão separadas por apenas 30 quilómetros. Tanto Tilburg como Breda têm cerca de 200.000 habitantes que apoiam os respetivos clubes de futebol.

O Willem II, de Tilburg, e o NAC Breda são grandes rivais regionais. Na época de 2022/23, ambos os clubes lutaram pela promoção à Eredivisie, mas nenhum deles conseguiu chegar sequer aos "play-offs". Na época 2023/24, continuam a competir na segunda divisão neerlandesa.

Escócia - Primeira divisão

Rangers x Celtic

Dérby da Velha Firma (Old Firm)

Old Firm é o nome do dérbi entre duas equipas de Glasgow, na Escócia - Celtic e Rangers. Este dérbi é considerado um dos jogos de futebol mais tradicionais do mundo. O primeiro jogo foi disputado em 1888.

Os dois clubes são claramente as melhores equipas do país. O Rangers tem um número recorde de 55 títulos de campeão (nenhum clube do mundo ganhou mais do que isso), enquanto o triunfo do Celtic na época 2022/2023 coloca o emblema cada vez mais perto do rival, com 53.

Mas a rivalidade entre as duas equipas está longe de ser apenas desportiva. A animosidade mútua está enraizada na cultura escocesa, nomeadamente em termos de religião. O Celtic é considerado um clube católico e o Rangers um clube protestante.

Bélgica - Jupiler Pro League

KAA Gent x Club Brugge

A batalha da Flandres (

Gante e Bruges são belas cidades históricas da Flandres, na Bélgica. Situadas a apenas 50 quilómetros uma da outra, albergam dois clubes de sucesso.

O Club Brugge é uma das melhores equipas belgas da atualidade. Ganhou a Liga Belga três vezes nos últimos quatro anos e também foi bem sucedido na Liga dos Campeões. Já o Gent é uma das melhores equipas do campeonato e também participa regularmente nas taças europeias.

Suécia - Allsvenskan

Hammarby IF x AIK

Dérbi de Estocolmo (Stockholmsderbyt I)

AIK e o Hammarby IF são dois dos três grandes clubes da capital da Suécia, Estocolmo (o terceiro é o Djurgardens IF). O dérbi entre o AIK e o Hammarby é uma das rivalidades clássicas do futebol sueco.

O dérbi é frequentemente acompanhado de confrontos entre adeptos de ambos os clubes. Os hooligans do AIK e do Hammarby fazem parte das facções de hooligans mais notórias (infames) e mais numerosas do país.

A situação da tabela classificativa dá um impulso ao próximo dérbi. O tradicional AIK está em 13.º lugar, logo acima da zona de despromoção, e precisa urgentemente de pontos. O Hammarby é o sexto classificado a oito jornadas do fim da competição.

Brasil - Série A

Corinthians x Palmeiras

Dérbi Paulista

Derby Paulista é o nome dado à rivalidade entre dois grandes e tradicionais clubes de São Paulo, Brasil - Corinthians e Palmeiras. Pela quantidade de jogos entre os dois clubes (já foram disputados 375 clássicos) e pela importância dos dois clubes para o futebol brasileiro, o Derby Paulista é um dos maiores clássicos do mundo.

A rivalidade entre os dois clubes é reforçada pelo facto de serem equipas que representam classes sociais diferentes.

O Corinthians foi fundado pela classe trabalhadora e tem forte apoio, especialmente nas favelas. O Palmeiras é um clube com raízes e apoio na alta sociedade.