Alexandrova vence Rybakina nas meias-finais de Adelaide e Shelton avança em Auckland

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Alexandrova vence Rybakina nas meias-finais de Adelaide e Shelton avança em Auckland

Ostapenko ganha força no arranque do novo ano
Ostapenko ganha força no arranque do novo anoReuters
A vice-campeã do Open da Austrália, Jelena Rybakina, sofreu uma derrota humilhante antes do seu primeiro torneio do Grand Slam do ano. Nos quartos de final de quinta-feira do Adelaide International, Ekaterina Alexandrovna derrotou a primeira cabeça de série por 6-3, 6-3.

Recorde as incidências da partida

Yelena Rybakina, do Cazaquistão, deixou sua marca no início da temporada, ao superar a campeã de Melbourne Park, Aryna Sabalenka, na final de domingo em Brisbane. No entanto, no seu confronto com Alexandrovna (21.ª WTA), não conseguiu obter a segunda vitória no quarto encontro entre as duas.

A jogadora mais bem classificada já estava a perder por 0:4 após erros no início do set, antes de conseguir recuperar com alguns golpes de bola fortes. No entanto, Alexandrova manteve-se forte e quebrou novamente a adversária, terminando o primeiro set.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore

Rybakina, que vai defrontar Karolina Pliskova no seu primeiro embate no Open da Austrália (14-28 de janeiro), perdeu ainda mais no set seguinte e fez outra recuperação antes de Aleksandrova recuperar de uma desvantagem de 0:40 na marca dos 5:3 para conquistar a vitória no encontro.

A próxima jogadora no caminho de Aleksandrova será a ex-número cinco do mundo Jelena Ostapenko, que ganhou ímpeto na sua tentativa de conquistar outro título do Grand Slam com uma vitória de 7:5, 6:3 sobre Marta Kostiuk.

A letã (ainda) 12.ª classificada no ranking fez a sua estreia no Grand Slam ao vencer o título do Open de França de 2017 e está a começar a redescobrir a sua melhor forma no Open da Austrália, onde iniciará a sua campanha contra a esperança local Kimberley Birrell. Ostapenko entrará no Open da Austrália já como uma jogadora do top 10 do ranking.

"Foi um jogo difícil, mas no final ganhei em dois sets. Fui bem sucedida", disse Ostapenko.

"Sinto que estava a bater bem na bola. Mesmo no primeiro set, quando passou de 5:2 para 5:5, continuei a jogar o meu jogo e, no final, encontrei-o. Estou contente por ter conseguido vencer. Estou contente por ter conseguido ganhar", acrescentou.

A cabeça de série número dois, Jessica Pegula, venceu Anastasia Pavlyuchenkova por 6-7, 7-5 e 6-4 e garantiu o seu confronto com Daria Kasatkina.

No sorteio masculino, Jack Draper superou o cabeça de série Tommy Paul por 6:1 e 6:4 para garantir o seu lugar nas meias-finais contra Alexander Bublik, que defendeu o match point para vencer Lorenzo Musetti por 6:3, 6:7 e 7:5.

O quarto de final do Open da Austrália do ano passado, Sebastian Korda, avançou graças a uma vitória por 6:4, 6:4 sobre o favorito local Christopher O'Connell e defrontou Jiri Lehetska depois de o checo ter vencido o segundo cabeça de série Nicolas Jarry por 6:4, 7:5.

No Auckland Classic, o cabeça de série número um Ben Shelton avançou para as meias-finais do seu terceiro torneio com uma vitória por 6:4 e 6:3 sobre Roberto Carballes Baena. Vai jogar agora contra Taro Daniel. Daniel obteve uma vitória de 6:4, 6:7 e 6:3 sobre Alexandre Muller.

Um problema no pulso obrigou o britânico Cameron Norrie, número dois do mundo, a abandonar o seu jogo contra Alejandro Tabilo, que vai defrontar Arthur Fils por um lugar na final de sexta-feira.

O francês Fils venceu o primeiro set contra Daniel Altmaier e estava a ganhar por 1-0 no seguinte quando o seu adversário se retirou devido a lesão.

A cabeça de série Elise Mertens chegou às meias-finais do torneio em Hobart com uma vitória por 7:5 e 6:0 sobre Arantxa Rus e vai defrontar Daria Saville depois de a australiana ter vencido Zhu Lin por 3:6, 6:1 e 6:4.

A segunda cabeça de série, Emma Navarro, alcançou a sua segunda meia-final no espaço de duas semanas, ao vencer Viktoriya Tomova e vai defrontar Yuan Yue, depois da vitória da chinesa sobre Yulia Putintseva por 7:5 e 7:6.