Open da Austrália: Jamstremska, da qualificação para as meias-finais

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Open da Austrália: Jamstremska, da qualificação para as meias-finais

Jastremska estava apenas a um passo da final.
Jastremska estava apenas a um passo da final.Reuters
Dajana Jastremska (23 anos) não ficou muito triste depois da sua derrota nas meias-finais do Open da Austrália. A tenista ucraniana sentiu-se encorajada pelo facto de avançar para um torneio do Grand Slam melhorar a sua classificação. Assim, não teria de passar pela qualificação nos eventos seguintes.

Yastremskaya tornou-se na primeira qualifier a atingir as meias-finais do Open da Austrália desde 1978. Começou o torneio na 93.ª posição do ranking da WTA e, após o anúncio da nova classificação na segunda-feira, subirá para a 28.ª posição, apesar da derrota de quinta-feira para a chinesa Zheng Qin-wen.

A ucraniana chegou a estar na 21.ª posição antes de a sua carreira ter sido prejudicada por uma sanção preliminar por doping em 2021, que foi posteriormente anulada depois de um tribunal independente ter reconhecido que o seu teste positivo era o resultado de uma contaminação.

"Acho que foi um bom regresso para mim. Durante anos não consegui voltar ao top 50 ou mesmo ao top 60, agora vou estar no top 30. É um bom bónus porque nos Grand Slams posso finalmente estar no sorteio principal, o que me dá uma vantagem para me sentir um pouco mais fresca", avaliou.

Desde o seu regresso após a proibição acima mencionada, Jastremska foi eliminada na fase de qualificação ou na primeira ronda em nove torneios consecutivos do Grand Slam. A melhoria da sua classificação vai ajudá-la nas próximas batalhas.

 A classificação desempenha um papel muito importante porque, nos últimos quatro anos, não conhecia o meu calendário, não sabia onde ia chegar e onde não ia chegar", explicou.

"Tinha de jogar semana a semana. Posso dizer que vivia dos torneios. Agora, por exemplo, sei onde posso jogar, onde posso relaxar. É mais confortável viver assim, quando se conhece o nosso calendário", continuou. 

A boa campanha de Jastremska foi interrompida pela adversária chinesa, que acabou por perder na final, mas a ucraniana ganhou muita confiança em Melbourne. Entre outras, também derrotou duas vencedoras de Grand Slam - Marketa Vondrousova e Victoria Azarenka.

"Estou contente com isso. Não estou triste por perder, acho que foi um grande torneio para mim. Nos Grand Slams, normalmente joga-se sete jogos, eu joguei nove, por isso estou muito orgulhosa de mim própria. Não vou olhar muito para a frente, mas sinto que um dia posso ganhar um torneio do Grand Slam", concluiu.