Open da Austrália: Sabalenka bate Zheng e revalidada título feminino (0-2)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Open da Austrália: Sabalenka bate Zheng e revalidada título feminino (0-2)

Sabalenka venceu o Open da Austrália pela segunda vez na sua carreira
Sabalenka venceu o Open da Austrália pela segunda vez na sua carreiraAFP
A número 2 do mundo, Aryna Sabalenka, não teve problemas contra a chinesa na Rod Laver Arena (6-3, 6-2) e venceu o segundo Grand Slam da sua carreira.

Não houve jogo entre Aryna Sabalenka e Qinwen Zheng na final feminina do Open da Austrália 2024, no sábado. Com a missão de conquistar o segundo título consecutivo em Melbourne e, no processo, o segundo título de Grand Slam da sua carreira, a atual número 2 do mundo venceu calmamente em dois sets (6-3, 6-2) após 1 hora e 17 minutos de jogo.

A bielorrussa terá deixado a sua marca na quinzena, sem nunca ter perdido um set, o que demonstra bem o seu nível de jogo no início da época. Lindsay Davenport (2000), Maria Sharapova (2008), Serena Williams (2017) e Ashleigh Barty (2022) são as outras jogadoras que conseguiram um desempenho semelhante. Além disso, pela primeira vez em 11 anos, uma jogadora conseguiu manter o seu título do Open da Austrália desde Victoria Azarenka (2012 e 2013).

Sabalenka a mandar na Rod Laver Arena

Não há nada para ver. O primeiro set ia ser um calvário para a jogadora chinesa, que estava a disputar, em Melbourne, a primeira final de um Grand Slam da sua carreira. Um tiebreak, um break desde o início, três break points oferecidos pela bielorrussa mas não aproveitados, Zheng não conseguia arrancar. Os três primeiros jogos foram, logicamente, ganhos pela número 2 mundial.

Seguiu-se um jogo em branco no seu serviço para fazer o 3-1, com a número 15 do mundo a começar a reagir, mas sem conseguir estabelecer o seu jogo como recetora.  Zheng cometeu demasiados erros não forçados (11 no total) e, apesar de três set points no seu serviço a 5-2, a bielorussa venceu facilmente o primeiro set (6-3) ao fim de 34 minutos.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore

Quando parecia que as coisas iam melhorar, o pânico voltou a tomar conta da jogadora chinesa. Três duplas faltas no seu serviço no início do set revelaram-se fatais e a número 2 do mundo venceu facilmente o segundo set.

O ponto de desempate surge a 3-1 no serviço da n.º 15 do mundo. O primeiro duplo break point para a bielorrussa, que ganha o maior ponto desta final depois de uma jogada longa que termina com ponto para Sabalenka. O seu drop shot apanhou a chinesa desprevenida e a bielorrussa conseguiu fechar os dois jogos de que necessitava sem qualquer pressão.

No seu parque, a n.º 2 do mundo dominou a final e o torneio. A final foi finalmente ganha por 6-3 e 6-2 e Sabalenka, que esmagou toda a gente no seu caminho, continua a ser a rainha de Melbourne!