Świątek evita as adversárias teoricamente mais perigosas na primeira fase do Open da Austrália

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Świątek evita as adversárias teoricamente mais perigosas na primeira fase do Open da Austrália

Iga Świątek, líder do ranking WTA
Iga Świątek, líder do ranking WTAAFP
Depois de os organizadores do Open da Austrália terem desenhado o escalão do torneio, não faltaram opiniões de que Iga Swiatek iria passar um mau bocado em Melbourne. No entanto, agora que a polaca ainda não disputou um jogo no evento, as adversárias mais perigosas da primeira fase do torneio já estão fora do seu caminho.

Como líder do ranking, Swiatek encontra-se no primeiro quarto do torneio. Obviamente, não tem qualquer hipótese de enfrentar Aryna Sabalenka, Jelena Rybakina ou Coco Gauff. Só a partir das meias-finais é que poderá encontrar estas adversárias mais perigosas do topo do ranking. No entanto, não faltaram jogadoras perigosas no potencial caminho anterior da polaca.

Na primeira ronda, Świątek jogará contra Sofia Kenin e, na segunda ronda, contra Angelique Kerber ou Danielle Collins. Em vez disso, a sua próxima adversária poderá ser Marie Bouzkova. Portanto, não é um início de sonho para um torneio do Grand Slam, onde também se qualificam jogadores com um ranking muito mais baixo e menos experiência na carreira.

Agora, no entanto, verificou-se que estão a desaparecer mais nomes de peso desta parte da classificação. A já mencionada Bouzkova não será definitivamente a rival de Swiatek nesta edição do Open da Austrália, uma vez que já perdeu para Linda Noskova quando estava na 31.ª posição. 

Na quarta ronda, guiada pelo seu lugar no ranking, a rival mais provável para Swiatek era Veronika Kuderemetova antes do torneio. No entanto, a russa - uma '15' do torneio - já tinha perdido para Viktorija Golubić. Assim, a única jogadora cabeça de série que a polaca pode enfrentar até à quarta ronda, inclusive, é Elina Svitolina, cabeça de série n.º 19.

No entanto, isso não é tudo. Segundo o sorteio, parecia que Świątek iria encontrar Marketa Vondrousova num possível jogo dos quartos de final. No entanto, a checa, que venceu Wimbledon na época passada, desistiu já na primeira ronda, após um duelo com a qualifier Dajana Jastremska. Vondrousova era a sétima cabeça de série no torneio de Melbourne. 

É claro que, para Swiatek chegar à terceira ou quarta ronda, ela própria tem de vencer os seus jogos, mas o facto de haver mais jogadoras de set a seu favor pode encher de otimismo os adeptos polacos.

Além de Swiatek, as únicas jogadoras de set deste quarto da tabela continuam a ser Jelena Ostapenko, Victoria Azarenka e Emma Navarro.

São elas as potenciais rivais da polaca nos quartos de final, embora cada uma delas só amanhã inicie a sua participação no Open da Austrália deste ano. Um destino semelhante aguarda a número um mundial, que jogará contra Kenin, na arena principal do evento.