Taça Bilie Jean: Świątek garantiu a Polónia na final da prova

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Taça Bilie Jean: Świątek garantiu a Polónia na final da prova
Iga Swiatek venceu os dois jogos da seleção polaca no confronto com a Suíça
Iga Swiatek venceu os dois jogos da seleção polaca no confronto com a SuíçaProfimedia
Iga Swiatek não teve a vida facilitada no embate com Celine Naef, pois a adolescente fez uma entrada corajosa no jogo, mas não foi suficiente para vencer a líder do ranking mundial. Iga venceu por 6-4; 6-3 e garantiu a vitória da Polónia sobre a Suíça e a promoção para a final da Taça Billie Jean King.

A Polónia liderava por 2-0 contra a Suíça após o primeiro dia de competição, num jogo de qualificação para a final da Taça Billie Jean King. Iga Świątek derrotou Simone Waltert em dois sets (6-3 e  6-1), enquanto Magdalena Fręch travou uma batalha extenuante, de quase três horas, com Celine Naef, mas acabou por se revelar superior 6-7(8); 7-5 e 6-3. As vermelhas e brancas precisavam de vencer um jogo para derrotar as suíças. A maior chance veio logo no início, pois Iga Świątek enfrentou a adolescente Naef, que tinha o direito de se sentir cansada após a partida de sexta-feira contra Fręch, mas isso não a impediu de ameaçar no início da partida.

Reveja aqui as principais incidências da partida

O encontro entre Iga Swiatek (1.ª WTA) e Celine Naef (148.ª WTA) começou com o serviço da polaca. A líder do ranking WTA perdeu apenas um ponto, mas não teve falhas no seu primeiro serviço. O serviço da suíça foi equilibrado, mas ela recuperou com um ás e depois com uma grande ação na rede.

O terceiro jogo foi brilhante para a jovem de 18 anos. Primeiro, fez uma excelente devolução em linha reta a 30-0 e, depois, Iga enviou um forhend para trás da linha de base e um backhand para o corredor de duplas, o que deu a Naef o break sem perder um ponto. O suíço confirmou o break a zero e já estava a liderar por 3-1.

Sviatek ganhou o seu próprio jogo de serviço a zero e depois ganhou quatro pontos consecutivos no serviço de Naef e conseguiu o break loss. A jovem de 18 anos começou a cometer cada vez mais erros nas suas pancadas. Iga, por outro lado, já estava a ganhar por 40-0 após um bom serviço e o jogo terminou com o seu excelente serviço, devolvendo a liderança à polaca.

Depois de uma excelente jogada de Naef, em que ganhou dez pontos seguidos e liderou por 3-1, foi Iga quem dominou o court e ganhou dois break points. No entanto, Celine ganhou quatro pontos seguidos, principalmente após erros da polaca, e o jogo ficou em 4-4.

Iga manteve o seu serviço com confiança e forçou erros da suíça no seu serviço, perdendo apenas um ponto e vencendo o primeiro set por 6-4 em 37 minutos. 

Swiatek começou bem o segundo set, liderando por 30-15, mas depois cometeu um erro e a sua rival surpreendeu-a com uma grande devolução, que resultou num break point. A polaca aguentou o desafio, ganhando três pontos seguidos e defendendo o seu serviço.

Aos 15-30 do segundo jogo, Iga jogou uma ação muito longa em que virou o jogo de um lado para o outro, o que deixou a suíça cansada, terminando a ação com um backhand inclinado. A primeira consequência foi um duplo erro de serviço e a segunda foi uma jogada fora dos limites que resultou num break point. A polaca seguiu o golpe e ganhou o seu próprio serviço com muita confiança, dando-lhe uma vantagem de 3-0 em 14 minutos.

Nesta altura, já se podia ver o cansaço de Naef. As pancadas eram imprecisas e o jogo terminou com um grande forhend de Iga, que lhe deu um break e o resultado de 4-0. A suíça arriscou e a polaca abrandou um pouco, o que fez com que a suíça quebrasse a líder do ranking, para gáudio dos adeptos locais.

Iga ganhou dois break points, mas o primeiro foi defendido por Naef após um ótimo forehand rápido, e no segundo forehand fácil ela quebrou Świątek, o que deu o equilíbrio. A polaca continuou a cometer erros e eventualmente a jovem de 18 anos defendeu o serviço e foi atrás do break, com Iga a continuar a cometer erros, o que deu o break a 4-3 e Celine voltou a lutar pelo empate. Tal não aconteceu, pois a líder do ranking recuperou a vantagem, aproveitando um segundo break point.

Iga começou o nono jogo com um ponto, mas depois cometeu um duplo erro de serviço. Os dois pontos seguintes couberam a Iga, que ganhou duas bolas de jogo. Ela já aproveitou a primeira, pois sua rival jogou atrás da linha final. O jogo durou 80 minutos.

Com a Polónia a vencer a Suíça por 3-0, a seleção polaca já garantiu a sua passagem para a final da Taça Billie Jean King, onde jogarão as 12 melhores equipas do mundo, a disputar no final da época em Sevilha. Falta ainda disputar um jogo de pares, onde jogarão Maja Chwalinska e Katarzyna Kawa.