Aryna Sabalenka não vai jogar no Catar Ladies Open

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Aryna Sabalenka não vai jogar no Catar Ladies Open

Aryna Sabalenka não vai atuar em Doha
Aryna Sabalenka não vai atuar em DohaAFP
Pela segunda vez consecutiva, Aryna Sabalenka não vai jogar na capital do Catar, dando a si própria mais tempo para recuperar da sua vitória no Open da Austrália. A polaca Iga Swiatek, líder do ranking. WTA ainda tem pontos a defender pela sua vitória de há um ano, mas a bielorrussa não vai certamente recuperar os pontos perdidos.

Tal como há um ano, Aryna Sabalenka (2.ª WTA) não vai jogar no Catar Ladies Open, apesar de ter sido anunciada como uma das suas maiores estrelas. Ainda não há uma justificação oficial da jogadora, mas provavelmente trata-se de um descanso prolongado após a defesa bem sucedida do título do Grand Slam em Melbourne.

Jessica Pegula (4.º WTA), dos EUA, que está a lutar contra uma lesão no pescoço, também deverá falhar o torneio, como já se previa. Foi ela quem chegou à final há um ano, mas perdeu para a representante polaca.

Apesar de Iga Swiatek, número um mundial, sublinhar regularmente que não olha para as suas rivais e que tenta fazer o seu próprio caminho, esta informação pode ser potencialmente importante.

A polaca tem 9770 pontos no ranking WTA, enquanto Sabalenka, a segunda classificada, tem 8905. E como a jogadora mais velha não esteve presente em Doha há um ano, pode recuperar muitos pontos e perseguir a líder. A sua ausência nos courts do Catar significa que a jogadora de 22 anos permanecerá mais tempo no topo do ranking, que liderará durante pelo menos 91 semanas no total.

Swiatek venceu em Doha no ano passado e tem muitos pontos para defender, mas ao mesmo tempo vale a pena lembrar que o Catar Ladies Open de 2024 (por razões comerciais, o Catar TotalEnergies Open) está classificado como WTA 1000, enquanto há um ano era um torneio WTA 500.

Cada vitória tem, portanto, um peso diferente em termos de prémios monetários, mas também recompensas diferentes. O orçamento deste ano no Catar será recorde, prevendo-se que ultrapasse os 3,2 milhões de dólares.

Os jogos terão início a 11 de fevereiro e decorrerão até 17 de fevereiro, inclusive.