Ténis: Medvedev aceita jogar como atleta neutro nos Jogos Olímpicos

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ténis: Medvedev aceita jogar como atleta neutro nos Jogos Olímpicos
Medvedev tem os olhos postos em Paris
Medvedev tem os olhos postos em ParisReuters
Daniil Medvedev, número quatro do mundo, disse estar entusiasmado com a possibilidade de competir nos Jogos Olímpicos de Paris e que seguirá as regras como atleta neutro, depois de o organismo que rege o desporto ter anunciado a sua posição sobre os jogadores da Rússia e da Bielorrússia na quarta-feira.

A Federação Internacional de Ténis (ITF) declarou que os jogadores dos dois países podem participar nos Jogos de Paris como atletas neutros, sem bandeiras, emblemas ou hinos. 

Os russos e os bielorrussos foram proibidos de competir a nível internacional na sequência da invasão russa da Ucrânia em 2022, para a qual a Bielorrússia foi utilizada como ponto de partida. No entanto, em março do ano passado, o COI emitiu um conjunto de recomendações para as federações desportivas internacionais no sentido de permitir o regresso dos concorrentes destes países.

Antes da estreia em Indian Wells, na sexta-feira, o russo Medvedev disse estar ansioso por participar nos Jogos Olímpicos, depois de uma experiência positiva em Tóquio, há três anos, quando chegou aos quartos de final da competição de singulares.

"Se puder, vou lá estar. Vou jogar em singulares e em pares", disse Medvedev aos jornalistas: "Quando estive em Tóquio, foi uma experiência fantástica. Foi provavelmente uma das maiores recordações da minha vida desportiva, o que me surpreendeu, porque no ténis temos tendência para pensar que os Grand Slams são mais importantes. Quanto à bandeira neutra, vou seguir as regras. Se for sob uma bandeira neutra, jogarei sob uma bandeira neutra e vou tentar competir lá, mostrar bom ténis e tentar ganhar, com certeza."

Os jogadores russos e bielorrussos já competem nos circuitos ATP e WTA como jogadores neutros. O evento olímpico de ténis terá início a 27 de julho.