Ténis: Djokovic e Nadal no mesmo lado do sorteio em Indian Wells

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ténis: Djokovic e Nadal no mesmo lado do sorteio em Indian Wells
Novak Djokovic e Rafael Nadal em 2018 em Wimbedon
Novak Djokovic e Rafael Nadal em 2018 em WimbedonReuters
Novak Djokovic (36 anos) regressa a Indian Wells pela primeira vez em cinco anos à procura de um sexto título recorde, enquanto Coco Gauff (19 anos) tenta tornar-se a primeira mulher americana a vencer o torneio desde Serena Williams em 2001.

O tenista sérvio Novak Djokovic, líder do ranking ATP, está no mesmo lado do sorteio que o seu rival espanhol Rafael Nadal e o russo Daniil Medvedev no torneio ATP Masters 1.000 de Indian Wells (EUA), de acordo com o sorteio realizado na segunda-feira.

Nole, que tem 24 títulos do Grand Slam, não compete no BNP Paribas Open desde 2019 devido às restrições de viagem dos EUA relacionadas com a covid-19.

Também de regresso, depois de ter falhado a edição do ano passado devido a lesão, está Rafael Nadal (37 anos), que tem 22 títulos do Grand Slam e três coroas de Indian Wells.

Nadal, que caiu para o 652.º lugar no ranking mundial depois de perder praticamente toda a temporada de 2023 e está a participar neste torneio graças ao seu ranking protegido, vai fazer a estreia contra o canadiano Milos Raonic, com uma potencial segunda ronda contra o dinamarquês Holger Rune, número 7 do ranking.

Rafa terá um hipotético quarto de final contra Medvedev, enquanto Djokovic, que regressa a Indian Wells pela primeira vez desde 2019, tem no horizonte um quarto de final contra o polaco Hubert Hurkacz.

Djokovic fará a sua estreia contra o australiano Aleksandar Vukic, um jogador que teve de passar pela qualificação para chegar ao sorteio principal.

O espanhol deu a entender que 2024 pode ser o fim da sua carreira e disse que só quer passar o torneio californiano "incólume" para abordar a época de terra batida, a sua superfície favorita, de boa saúde.

Nadal regressou à competição em Brisbane, em janeiro, depois de quase um ano parado devido a uma lesão na anca, mas foi forçado a falhar o Open da Austrália devido a outra rotura muscular.

Holofotes apontados a estes 10 jogadores

O espanhol Carlos Alcaraz, número nove do mundo e atual campeão em Indian Wells, partilha o outro lado do sorteio com o italiano Jannik Sinner, vencedor do primeiro Grand Slam do ano, o Open da Austrália, e o alemão Alexander Zverev, atual campeão olímpico.

Alcaraz voltará a disputar um jogo oficial no evento californiano, depois de ter sofrido um problema no tornozelo a 20 de fevereiro no Rio.

No domingo, disputou um jogo de exibição contra Nadal em Las Vegas, que venceu.

Jannik Sinner e Carlos Alcaraz poderão ser rivais numa hipotética meia-final, mas o italiano terá de eliminar o grego Stefanos Tsitsipas e o russo Andrei Rublev.

O especialista russo em piso duro Daniil Medvedev (28 anos), o perigoso dinamarquês Holger Rune (20 anos) e o campeão norte-americano de 2022 Taylor Fritz (26 anos) estão entre os outros concorrentes que deverão ser difíceis de bater.

Coco Gauff espera que 2024 seja o seu ano

No lado feminino, a atual campeã Elena Rybakina (24 anos) chega ao deserto cheia de confiança depois de ter vencido em Abu Dhabi no mês passado.

"Ela vai jogar rápido pelo ar, os courts tendem a ser barulhentos, o que vai funcionar com o seu grande serviço e ténis forte", disse Annacone.

Uma espécie de Big Three também foi formada, com Rybakina, a número um do mundo e campeã de 2022 Iga Swiatek (23 anos) e a bicampeã do Open da Austrália Aryna Sabalenka (25 anos).

Mas a campeã do US Open Gauff e a número cinco do mundo Jessica Pegula (30 anos) gostariam de quebrar esse monopólio e acabar com uma longa seca para as americanas em Indian Wells.

Coco Gauff em ação
Coco Gauff em açãoReuters

A ex-número um do mundo Naomi Osaka (26 anos) ainda está a tentar recuperar a forma que a levou a quatro títulos do Grand Slam após uma pausa para maternidade.

A jogadora japonesa foi eliminada na primeira ronda do Open da Austrália e de Abu Dhabi e perdeu para Karolina Pliskova (31 anos) nos quartos de final do Open do Catar.