Ferrero valoriza crescimento de Alcaraz: "Está mais relaxado e concentra-se mais no seu jogo"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ferrero valoriza crescimento de Alcaraz: "Está mais relaxado e concentra-se mais no seu jogo"
Alcaraz está em grande forma neste ano de 2023
Alcaraz está em grande forma neste ano de 2023
AFP
O treinador do tenista Carlos Alcaraz, Juan Carlos Ferrero, disse, antes do jogo que o seu pupilo irá ter contra Tommy Paul, que o número um do ranking enfrenta agora os jogos com uma melhor predisposição do que quando a sua explosão chegou, no ano passado.

Ferrero, que também encabeçou o ranking ATP na altura, explicou o que mudou em Alcaraz e assumiu como o espanhol vai enfrentar a sua partida contra Paul, contra quem perdeu no único jogo entre os dois até à data, em agosto de 2022, no Masters 1000 em Montreal.

"O Carlos aprendeu a sua lição sobre como se aproximou de Montreal e essa pressão extra, especialmente depois do que aconteceu no US Open. Agora está a jogar muito mais solto, mais preocupado com o seu jogo do que com o que se passa à sua volta. Penso que isso vai fazê-lo jogar melhor do que da última vez contra Paul", explicou Juan Carlos Ferrero.

Depois de ter chegado ao topo do ranking em tão tenra idade, Carlos Alvaraz, explica o treinador, já não sente a pressão da obrigatoriedade de ganhar.

"Penso que o Carlos, e o facto de ser o número um ou dois, não o influencia muito no sentido de como entrar nos jogos. É verdade que quanto mais alto se está, mais se sente a pressão do ambiente, o favoritismo, que se tem de ganhar quase todos os jogos. Mas se o Carlos está tão concentrado nisso o tempo todo, o seu ténis acaba por não fluir. É por isso que temos tentado concentrar-nos neste aspeto do seu crescimento para que tudo corra bem", explicou o treinador.

Os resultados, esses, estão à vista. Em 2023, o jogador de El Palmar tem um recorde de 16 vitórias e apenas uma derrota (e isto porque se lesionou na final do Rio de Janeiro), ganhando os títulos em Buenos Aires e, mais recentemente, Indian Wells.

Esta terça-feira, vai tentar acabar com a série de 12 vitórias de Paul contra jogadores espanhóis. Ferrero falou sobre o que Alcaraz tem de fazer para se qualificar para os quartos de final em Miami e para não perder o título de número um mundial para Djokovic.

"Será uma partida em que o Carlos terá de sair com os alarmes ao mais alto nível e, a partir daí, gerar uma boa partida e tirar partido da sua velocidade a partir da linha de base para tentar derrotar o adverário", explicou Ferrero.

O jogador de Múrcia, com o carisma que o caracteriza, também estava confiante antes do duro teste que o espera.

"Vê-se que ele joga a um nível muito alto contra espanhóis, mas eu estou aqui para tentar quebrar essa estatística", assumiu Alcaraz.