"Ao longo da minha carreira, precisei de uma, duas semanas de torneios para começar realmente a jogar da maneira que eu quero. É o caso novamente este ano, embora eu tenha treinado durante três semanas e me tenha sentido bem a jogar em treino", disse Djokovic aos jornalistas.
"Mas é diferente quando se joga uma partida, especialmente hoje (terça-feira) estava bastante vento no campo, por isso não foi fácil encontrar o ritmo, ter a bola na direita, atirar a bola e jogar com a esquerda. Todas estas coisas são um fator na forma como se sente em campo. Estou realmente feliz por ter superado o primeiro passo, porque espero que as coisas sejam melhores e mais fáceis a partir deste momento".
O campeão do Open da Austrália disse que o nível do seu ténis não era "muito alto" neste momento e que não tinha a certeza de quando iria melhorar.
"As boas sensações podem vir já no próximo jogo ou mais tarde", acrescentou Djokovic, que joga Lorenzo Musetti ou Luca Nardi na terceira ronda. "Não sei. Continuaremos a trabalhar nos campos de treino e veremos o que acontece".