Reportagem Flashscore: Roland Garros, um Grand Slam que pretende estar na vanguarda da inovação

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Reportagem Flashscore: Roland Garros, um Grand Slam que pretende estar na vanguarda da inovação

Entrada do Grande Público, Porta 1, em Roland-Garros
Entrada do Grande Público, Porta 1, em Roland-GarrosRoland-Garros
A edição de 2023 do Open de França pretende ser a mais inovadora possível, com um serviço de alta qualidade para os jogadores, uma experiência de torneio revisitada durante a Semana de Abertura e ações inclusivas e de apoio por parte da organização.

Em vésperas dos Jogos Olímpicos , quando o recinto de Roland Garros acolherá as provas olímpicas de ténis, o torneio, para a sua edição de 2023, quis trazer novidades ao acolhimento dos jogadores e à experiência dos adeptos.

Serviço premium para os jogadores

Roland-Garros coloca as condições de acolhimento dos jogadores no centro das suas prioridades para esta edição de 2023, com um serviço verdadeiramente personalizado. A "zona dos jogadores" foi redesenhada. De facto, os jogadores beneficiarão de novos espaços - mais de 240 m2 no total - dedicados ao seu descanso e conforto, repartidos entre o court Philippe-Chatrier e o court Suzanne-Lenglen.

Salas de recuperação, de preparação e de jogos estão à disposição dos jogadores e dos seus acompanhantes. Foi igualmente criada uma creche de "nova geração" no centro de formação Jean-Bouin. Decorada "como em casa", esta nova instalação dispõe de um espaço exterior e de um programa variado de atividades para os filhos dos jogadores e jogadoras.

O espaço dos jogadores renovado
O espaço dos jogadores renovadoRoland-Garros

Como se pode ver, o bem-estar é uma das prioridades da organização do torneio. O objetivo é proporcionar todas as condições para que os jogadores possam estar totalmente concentrados na competição.

É por isso que o bem-estar mental é também uma questão real. Em colaboração com a ATP e a WTA, Roland-Garros volta a apoiar os jogadores com dificuldades psicológicas, com a ajuda de uma equipa de especialistas e embaixadores como Amélie Mauresmo e a equipa de relações com os jogadores.

A sala onde são fabricadas as raquetes.
A sala onde são fabricadas as raquetes.Pablo Gallego

Auscultadores que reduzem o ruído, aplicações musicais: tudo é posto à sua disposição nas salas de fisioterapia e de recuperação para reduzir a dor e o stress. O objetivo é facilitar o adormecimento dos jogadores, sobretudo depois de um jogo disputado à noite. São igualmente organizadas aulas de ioga e de sofrologia para os jogadores e os seus acompanhantes.

Por último, a FFT quis intensificar a sua luta contra o ciberbullying dos jogadores, recorrendo ao Bodyguard, uma aplicação que modera os conteúdos nas redes sociais. Ao ligarem-se a este sistema, os jogadores estarão protegidos de todos os tipos de assédio (discriminação, insultos, gozo, violência) e poderão trocar impressões com os seus fãs com toda a segurança.

O primeiro dia de qualificação teve lugar na segunda-feira
O primeiro dia de qualificação teve lugar na segunda-feiraFFT

A experiência dos adeptos no centro do torneio

Uma boa notícia para os adeptos com esta novidade introduzida pela organização do torneio: as bancadas altas do campo Simone-Mathieu estarão abertas a todos os portadores de bilhetes. Todos os espectadores, independentemente dos seus ingressos, terão acesso livre a estas bancadas. As bancadas inferiores serão reservadas aos portadores de bilhetes do campo Simone-Mathieu. Para oferecer aos espectadores uma experiência ainda melhor, a FFT quis reduzir o número de pessoas no estádio e, por conseguinte, não colocou à venda os 2.000 lugares das bancadas altas deste campo.

Os organizadores do torneio pretendem igualmente proporcionar aos espectadores uma experiência "Roland Garros" ainda melhor este ano, através da realização de novas atividades. De 22 a 26 de maio, durante a semana de abertura, os espectadores da Porte d'Auteuil poderão desfrutar de uma experiência melhorada e acessível graças a uma tarifa preferencial de 10 euros para os menores de 25 anos.

Pela primeira vez, o público terá acesso a todo o estádio ao longo de toda a semana e poderá tirar o máximo partido do ambiente festivo de Roland-Garros. No programa, vários jogos de qualificação, mas não só... Terão a oportunidade de assistir às sessões de treino de vários jogadores no court Philippe-Chatrier.

Haverá também eventos como o Urban Tennis, um novo desporto que pode ser praticado em qualquer lugar e por qualquer pessoa. A partir de sábado, 27 de maio, três campos (dois de 6m por 12m e um de 3m por 6m) situados no lado norte do campo Philippe-Chatrier, no lado sul do campo Suzanne-Lenglen e no lado norte do campo Simonne-Mathieu, estarão à disposição dos adeptos.

Roland-Garros no céu.
Roland-Garros no céu.Pablo Gallego

E, pela primeira vez, o público desta Semana Inaugural será convidado a testar uma atração única: "Roland-Garros no céu". Uma experiência vertiginosa, 50 metros acima do solo, onde os espectadores poderão desfrutar de uma vista deslumbrante do estádio de Roland-Garros.

Um Grand Slam empenhado

Pelo terceiro ano consecutivo, a FFT tem bilhetes a 10 euros para os jovens com menos de 25 anos. Durante a semana de qualificação, 2.500 bilhetes serão oferecidos às associações, em colaboração com a FFT e os seus parceiros. Graças a este dispositivo, e também ao jogo de solidariedade de 28 de maio, organizado pela FFT e pelo BNP Paribas, a bilheteira do torneio é particularmente inclusiva, oferecendo 85.000 bilhetes a menos de 20 euros.

Para celebrar o tenista e o homem, a organização está também a preparar o "Dia Yannick Noah", que será o tradicional dia de solidariedade do Open de França. Terá lugar no sábado, 27 de maio, e o público poderá assistir a jogos de exibição com os melhores jogadores masculinos e femininos. Por ocasião deste dia, está previsto um evento único, com a presença de Yannick Noah, no court Philippe-Chatrier, em homenagem ao 40.º aniversário da sua vitória em Porte d'Auteuil.

Os lucros serão doados à associação Fête le Mur e também serão utilizados para financiar ações iniciadas por clubes afiliados à FFT para jovens de bairros desfavorecidos, para o ténis desportivo adaptado, ténis de saúde, paraténis e também a favor do ambiente através dos Troféus das Ações Solidárias e Ambientais.