US Open: Shelton passa por Tiafoe e chega às meias-finais

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
US Open: Shelton passa por Tiafoe e chega às meias-finais
Shelton deixou a sua marca
Shelton deixou a sua marcaReuters
Ben Shelton, com a sua grande pancada, ultrapassou Frances Tiafoe por 6-2, 3-6, 7-6 e 6-2 e chegou às meias-finais do Open dos Estados Unidos na terça-feira, num encontro de americanos que fez jus ao seu nome.
O resultado da partida
O resultado da partidaFlashscore

Com a vitória, Shelton torna-se o mais jovem americano a chegar aos quartos de final masculinos do Open dos Estados Unidos desde Michael Chang em 1992, marcando encontro com um dos maiores nomes da modalidade: Novak Djokovic, 23 vezes vencedor do Grand Slam.

"Sinto que deixei tudo no court esta noite", disse Shelton, 47.º do ranking, que também chegou aos quartos de final do Open da Austrália este ano: "Batalha emocionante e obrigado a todos por terem ficado até tão tarde. Que ambiente fantástico. Obrigado por me terem empurrado para a vitória".

Não há muitos eventos desportivos em Nova Iorque que criem mais agitação do que um confronto americano sob as luzes do Arthur Ashe Stadium no final do último Grand Slam da época. A atmosfera durante uma sessão nocturna é sempre eléctrica, mas foi ainda mais intensa para Tiafoe e Shelton, o primeiro duelo em 15 anos a contar com dois homens negros americanos a lutar no maior recinto de ténis do mundo.

Reveja aqui as principais incidências da partida

James Blake e Donald Young defrontaram-se em Ashe na ronda de abertura do Open dos Estados Unidos de 2008, mas a parada era consideravelmente mais alta na terça-feira, com o vencedor a enfrentar Djokovic por um lugar na final de domingo e a oportunidade de pôr fim a um jejum de títulos de 20 anos no Open dos Estados Unidos.

"Ele (Djokovic) já ganhou 23 destes (Grand Slams), não há nada melhor do que isso", disse Shelton: "Tem sido difícil nos últimos dois jogos, tenho jogado contra os americanos, mas espero que vocês me dêem a vitória duas noites seguidas."

O 10.º cabeça de série Tiafoe, que electrizou o público da casa com uma corrida até às meias-finais no ano passado, tinha perdido apenas um set no caminho para os quartos de final, mas não demorou muito para Shelton ganhar um segundo. O mais jovem dos dois entrou a todo o gás, com os seus golpes tão venenosos que arrancaram suspiros da multidão.

Depois de aguentar os seus dois primeiros serviços, Tiafoe não teve resposta para o explosivo forehand do seu adversário e Shelton ganhou cinco jogos consecutivos para conquistar o primeiro set.

A estatística do jogo
A estatística do jogoFlashscore

Mas Tiafoe não entrou em pânico ao lidar com as grandes pancadas de Shelton, que começaram a falhar o alvo. O 10.º favorito teve as suas primeiras oportunidades de break do encontro no sexto jogo do segundo e empatou o jogo a um set.

Num terceiro set louco, o ímpeto parecia oscilar em cada serviço, com seis breaks, três de cada jogador, nos primeiros oito jogos.

O set chegaria a um tie-break que foi igualmente imprevisível, com Shelton a cometer duplas faltas consecutivas, incluindo uma no set point, antes de finalmente vencer por 9-7. Não havia dúvidas de onde estava o ímpeto para o quarto set, com Shelton a bater um winner de backhand na linha que um Tiafoe só conseguiu ver para conquistar o primeiro break.

Outro break aos 5-2 e o destino de Tiafoe estava selado com Shelton a segurar o serviço para a vitória.