Swiatek tem estado em grande forma em Nova Iorque, tendo perdido apenas oito jogos nos seus dois encontros, e será grande favorita quando defrontar a qualifier eslovena e boa amiga Kaja Juvan no segundo encontro no Estádio Louis Armstrong.
A polaca, que é a número um do mundo desde abril de 2022, venceu os dois encontros anteriores, mais recentemente na primeira ronda do Open de França de 2021, enquanto Juvan igualou a sua melhor exibição da carreira num Grand Slam esta semana.
Djokovic, que busca o 24.º título do Grand Slam para igualar o recorde de Margaret Court, encerrará a sessão noturna no Arthur Ashe Stadium quando enfrentar o compatriota Laslo Djere.
Djokovic, segundo cabeça de série, entra no jogo com um registo de 40-5 vitórias/derrotas na época e acabado de conquistar o seu 39.º título ATP Masters 1000 num evento de preparação para o US Open em Cincinnati, onde derrotou o número um mundial Carlos Alcaraz na final.

"Aos 36 anos de idade, depois de 20 anos a vir a Nova Iorque, ainda tenho vontade de jogar o meu melhor ténis neste court", disse Djokovic: "Tenho a experiência e a compreensão do que precisa de ser feito nos momentos importantes. Preservar a energia e concentrar-me no momento presente."
Os norte-americanos Taylor Fritz e Frances Tiafoe, ambos no topo do ranking, também estão em ação, procurando reforçar as suas esperanças de se tornarem o primeiro homem dos EUA a ganhar um Grand Slam em 20 anos.
No caminho de Tiafoe estará o francês Adrian Mannarino, de 35 anos, o 22.º cabeça de série, enquanto Fritz tem um encontro com o qualifier checo Jakub Mensik.
Tiafoe não conseguiu passar da terceira ronda de um Grand Slam desde que chegou às meias-finais em Nova Iorque, no ano passado, e teve uma preparação menos do que brilhante para o US Open, mas chegou à terceira ronda sem perder um set. Fritz nunca tinha chegado aos oitavos de final em Nova Iorque, mas também teve uma passagem tranquila para a terceira ronda, tendo perdido apenas cinco jogos em cada uma das suas duas partidas.
A ex-campeã do Open da Austrália, Caroline Wozniacki, que está apenas no seu terceiro torneio desde que regressou ao ténis depois de mais de três anos afastada para constituir família, vai tentar prolongar a sua estadia em Nova Iorque quando defrontar a americana Jennifer Brady.
Na segunda ronda, a ressurgente Wozniacki obteve a sua primeira vitória entre as 20 melhores em quase cinco anos, ao derrotar em sets directos a 11.ª cabeça de série, Petra Kvitova.
"Tenho-me sentido muito confortável aqui em Nova Iorque, em geral", disse a antiga número um mundial Wozniacki: "Desde que cheguei aqui, há qualquer coisa nos courts e em tudo o resto que me tem feito sentir bem."
Entre os outros nomes de destaque em ação estão a americana Coco Gauff, sexta cabeça de série, que inicia a sessão nocturna no Estádio Arthur Ashe contra a belga Elise Mertens, e a antiga campeã de Wimbledon Elena Rybakina, quarta cabeça de série, que enfrenta a romena Sorana Cirstea sob as luzes do Estádio Louis Armstrong.