A aventura pode ter chegado ao fim, mas Christopher Eubanks deixa marca em Wimbledon

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

A aventura pode ter chegado ao fim, mas Christopher Eubanks deixa marca em Wimbledon

A chegada de Eubanks aos quartos de final de Wimbledon foi inspiradora
A chegada de Eubanks aos quartos de final de Wimbledon foi inspiradoraReuters
A épica aventura de Christopher Eubanks em Wimbledon terminou nos quartos de final com Daniil Medvedev na quarta-feira, mas o estreante americano deixou uma marca indelével nos campeonatos.

Com winners a saírem da sua raquete como fogo de artifício, Eubanks parecia pronto a imitar o grande norte-americano John McEnroe e a atingir as meias-finais na sua primeira participação. No final, acabou por ficar sem munições e foi derrotado por 6-4, 1-6, 4-6, 7-6(4), 6-1 pelo terceiro cabeça de série, que foi aplaudido de pé ao sair do Court One.

Mas o seu ténis de ataque livre, cheio de serviço e vóleis vintage, devoluções rápidas e serviços estrondosos catapultaram o antigo jogador da Georgia Tech para os corações do público do Court One - e também para o livro dos recordes.

Medvedev e Eubanks encontram-se na rede depois de uma disputa emocionante
Medvedev e Eubanks encontram-se na rede depois de uma disputa emocionanteProfimedia

Eubanks terminou a sua participação em Wimbledon com 321 winners, batendo o recorde de Andre Agassi estabelecido em 1992. Dos 1.244 pontos que disputou durante cinco partidas no All England Club, 26% deles terminaram com um winner de Eubanks - um número líder no torneio.

O seu total de 102 ases, até aos quartos de final, foi também o melhor do torneio, enquanto que as suas regulares incursões à rede lhe valeram 168 pontos com uma taxa de sucesso de 68%.

Mas estatísticas à parte, Eubanks, que só entrou no top 100 no ano passado e é comentador de ténis em part-time, cativou o público de Wimbledon com o seu ténis fluido, a sua personalidade cativante e o facto de jogar com um sorriso.

Eubanks mostra o seu amor ao público de Wimbledon
Eubanks mostra o seu amor ao público de WimbledonReuters

Eubanks, que ganhou o seu primeiro título ATP em Maiorca na semana anterior a Wimbledon, derrotou o número um britânico Cameron Norrie e o quinto cabeça de série Stefanos Tsitsipas a caminho dos quartos de final. A sua abordagem despreocupada parecia ter levado a melhor sobre Medvedev, até que o russo, terceiro cabeça de série, se lançou ao ataque e Eubanks disse ter finalmente percebido o que tinha conseguido.

"Acho que esta manhã, depois de ter acordado, me apercebi de que me estou a preparar para jogar hoje os quartos de final de um Grand Slam. Isso é muito, muito fixe", disse Eubanks aos jornalistas: "Estas duas ou três semanas foram repletas de aspectos positivos. Hoje não ganhei. Estou desiludido com isso. É uma pena para mim. Mas acho que mostrei muitos sinais positivos que posso seguir em frente, por isso estou bem com isso."

Eubanks fez uns espantosos 74 winners contra Medvedev, mas também acumulou 55 erros não forçados - um método de ganhar ou perder que ele disse ser a única forma que conhece.

"É um estilo de jogo que tenho desde que comecei a jogar ténis a um nível elevado, desde que era adolescente", afirmou: "Eu meio que me atirei aos meus golpes. Não me importo de viver e morrer pelos erros."

Eubanks vai subir para o 31.º lugar do ranking mundial, o mais alto da sua carreira, depois das suas proezas em Wimbledon e, embora o seu sonho possa ter terminado, vai levar para casa grandes pontos positivos.

"Acho que isso me diz que quando me estou a divertir e a jogar despreocupadamente, sou um bom jogador de ténis", afirmou.