Wimbledon: Sinner chega às meias-finais de um Grand Slam pela primeira vez (3-1)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Wimbledon: Sinner chega às meias-finais de um Grand Slam pela primeira vez (3-1)
Vitória em quatro sets de Sinner contra Safiullin.
Vitória em quatro sets de Sinner contra Safiullin. AFP
Finalmente, ao 15.º Grand Slam e pela quinta vez nos quartos de final, o italiano conseguiu chegar aos últimos quatro de um Major pela primeira vez na sua carreira. O adversário desta terça-feira, Roman Safiullin, não desmereceu, mas, do outro lado, o nível de jogo foi inabalável.

Recorde aqui as incidências do encontro

Jannik Sinner parece ter encontrado o seu lugar no All England Club. Esta terça-feira, o italiano disputou os quartos de final de Wimbledon pela segunda vez na carreira, depois de ter perdido no ano passado para Novak Djokovic. Contra Roman Safiullin, teve a oportunidade de levar as coisas para o próximo nível, algo que conseguiu fazer, mas a passagem não era um dado adquirido.

Os dois jogadores entraram no Court 1 com intenções muito claras. Estavam sólidos no primeiro serviço e determinados a terminar os pontos cedo. Sinner era hábil e agressivo com o forehand. Safiullin, por outro lado, é hábil quando se trata de manter a troca de bola, o que lhe permite evitar erros não forçados. O problema é que o russo só conseguiu aguentar oito jogos.

De igual para igual

A 4-4, o italiano conseguiu o primeiro break do adversário na partida, abrindo o jogo com 40-0 e confirmando o break à segunda oportunidade, num erro não forçado de Safiullin. Depois, o número oito mundial serviu um jogo em branco para arrumar com o set e colocar-se em vantagem.

Quando tem má postura para servir, Sinner efetua excelentes primeiros serviços. No início do segundo set, com 1-0 a favor do russo, o italiano recuperou de uma desvantagem de 0-30 graças a dois grandes serviços, antes de voltar a frustrar o adversário com o forehand. Uma situação que, claramente, lhe deu asas. Logo a seguir, quebrou o adversário com um jogo em branco (2-1).

No entanto, o russo, que chegou aos quartos de final de um Grand Slam pela primeira vez na carreira, reagiu à situação. Com 3-2, quando parecia que o italiano ia fugir, o jogador de 25 anos voltou a quebrar, aproveitando a queda do adversário. A tendência foi completamente invertida. O 92.º classificado do ranking, confiante, forte no forehand e duro nas trocas de bola, quebrou novamente a 4-3, antes de fechar o segundo set (6-3). Venceu cinco jogos consecutivos.

Sinner chega finalmente às meias-finais

Mas Jannik Sinner queria chegar às meias-finais de um Grand Slam de uma vez por todas. O italiano decidiu endurecer o seu jogo e tornou-se muito mais agressivo na devolução de serviço no terceiro set. E se tiver de ir à rede para finalizar pontos, não hesita em fazê-lo. Nos dois primeiros jogos de serviço de Safiullin, o n.º 8 do mundo teve três pontos de break, mas não os conseguiu finalizar. Só ao terceiro jogo quebrou o serviço do adversário (4-2), acelerou o ritmo e fechou o terceiro set com um duplo break (6-2).

No quarto e último set, com 3-2 a favor do italiano, cerrou os dentes para devolver o serviço do russo, que foi forçado a elevar o nível. Na primeira vez que teve um break point conquistou-o com uma devolução difícil e obrigou Safiullin a cometer um erro não forçado (4-2)

A partida daí, nunca mais perdeu a vantagem. Recuperou o ritmo, tal como no terceiro set, e terminou o encontro ao vencer o quarto set por 6-2. Vai agora defrontar Djokovic ou Rublev na final.