Tottenham com futuro incerto apesar do regresso de Conte no confronto com o AC Milan

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Tottenham com futuro incerto apesar do regresso de Conte no confronto com o AC Milan
O italiano está de regresso ao banco de suplentes
O italiano está de regresso ao banco de suplentesAFP
Antonio Conte vai regressar ao banco para o decisivo confronto de quarta-feira contra o AC Milan, na Liga dos Campeões, mas são cada mais persistentes as perguntas sobre o futuro do italiano, que ensombra o resto da época.

Conte falhou os últimos quatro jogos devido a uma cirurgia à vesícula biliar em Itália, com o seu adjunto, Cristian Stellini, a assumir o comando da equipa. Durante a sua ausência, o Tottenham voltou a apresentar a inconsistência que tem arruinado o clube desde que o italiano chegou, em novembro de 2021.

Um par de vitórias por 2-0 contra o West Ham e o Chelsea deixou antever que os spurs estavam a caminho de conquistar um lugar no top-4 da Premier League. Mas esse otimismo desvaneceu-se após a derrota por 1-0 contra o Sheffield United na quinta ronda da FA Cup e o desaire na liga, pelo mesmo resultado, contra o Wolves.

Conte voltou ao complexo de treinos do Tottenham esta semana e encontrou um clube ainda em quarto lugar na Premier League, mas em risco de um final de época negativo, sendo perseguido por um Liverpool rejuvenescido.

Acompanhe o relato áudio
Acompanhe o relato áudioFlashscore

A equipa do norte de Londres continua sem conquistar um troféu importante desde 2008 e mesmo um treinador do calibre de Conte não conseguiu quebrar essa longa seca.

O italiano retratou os problemas do Tottenham como estando fora do seu controlo, sugerindo subtilmente a frustração com a política de transferências do presidente Daniel Levy, embora sem o condenar explicitamente em público. Ainda assim, o treinador de 53 anos é acusado pelos adeptos, que se cansaram das suas táticas conservadoras.

"Impulso maciço"

O saldo de três vitórias de Stellini durante o tempo em que esteve no comando, antes da derrota na Taça, levou a especulações sobre o futuro sem Conte. O antigo campeão no Chelsea, Inter de Milão e Juventus ainda não renovou o contrato que expira no final desta temporada e, certamente, será requisitado pelos clubes da Serie A caso fique disponível.

Mesmo que o Tottenham termine entre os quatro primeiros e garanta o regresso à Liga dos Campeões, não será uma grande surpresa se Conte e Levy se separarem.

Neste cenário incerto, o Tottenham recebe o sete vezes campeão europeu, AC Milan, na segunda mão dos oitavos-de-final, procurando anular a desvantagem de 1-0 da primeira mão. Os spurs precisam de Conte para levantar o espírito antes de uma noite marcante, que pode servir de trampolim para um final de temporada animador.

O defesa Ben Davies reconheceu a importância de ter o treinador de novo no banco.

"Já passou algum tempo mas temos um jogo enorme na quarta-feira e é muito importante que ele esteja connosco", afirmou.

"Antonio será um enorme impulso para nós até ao final da temporada", disse Stellini. "É importante que o Antonio esteja de volta".