Zlatko Dalic: "Meia-final? É extraordinário, mas queremos mais"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Zlatko Dalic: "Meia-final? É extraordinário, mas queremos mais"
Zlatiko Dalic diz que a partida de amanhã vai entrar no lote de maiores partidas de todos os tempos dos Croatas
Zlatiko Dalic diz que a partida de amanhã vai entrar no lote de maiores partidas de todos os tempos dos CroatasAFP
O treinador da Croácia, Zlatko Dalic, disse que os vice-campeões mundiais esperam que a meia-final desta terça-feira, contra a Argentina, seja lembrada como o "melhor jogo" da história do país.

Com uma população de apenas quatro milhões de pessoas, a Croácia desafiou, mais uma vez, as probabilidades e está apenas a 90 minutos de regressar à final do Mundial.

"Nos Campeonatos do Mundo estar entre as quatro melhores seleções é um sucesso extraordinário para a Croácia. No entanto, queremos mais. Estou otimista e tenho plena confiança nos meus jogadores. Eles mostraram a sua grande qualidade e força de carácter, e merecem estar na final".

Tal como na Rússia em 2018, a Croácia precisou de dois jogos decididos nos penáltis para chegar ao top 4 - vencendo o Japão e depois o Brasil. Os croatas não vencem um jogo na fase eliminar no tempo regulamentar num grande torneio desde que chegou ao terceiro lugar no Mundial-1998.

Acompanhe o relato áudio no site e/ou aplicação
Acompanhe o relato áudio no site e/ou aplicaçãoFlashscore

"Foi bastante exaustivo ter o prolongamento em dois jogos, mas estamos nas meias-finais do Campeonato do Mundo e não estamos sequer a discutir o cansaço. Continuamos a ser fortes, com energia e entusiasmo, sem dúvida. Vamos dar o nosso melhor, tal como já fizemos em jogos anteriores. Contra a Argentina vamos fazer o mesmo, vamos dar o nosso melhor. Não temos quaisquer problemas de lesão. Eles não se sentem cansados".

A Croácia venceu (3-0) a Argentina na fase de grupos do último Campeonato do Mundo, mas Dalic diz que isso não terá qualquer influência no Estádio Lusail.

Pressão sobre a Argentina

"Era um jogo da fase de grupos na altura e não foi decisivo. Aquele jogo não tem nada a ver com o de amanhã. Eles estão sob maior pressão do que nós. Terão mais adeptos e isso é uma desvantagem para nós, mas não nos vamos queixar. Estamos nas meias-finais e a jogar contra uma das melhores equipas do mundo e da história".

A Croácia remontou e venceu a Inglaterra (2-1) após prolongamento nas meias-finais de 2018, em Moscovo. Ivan Perisic marcou o golo do empate antes do memorável tento de Mario Mandzukic.

Mandzukic retirou-se do cargo internacional após a final, mas Perisic continua a ser um jogador importante e um dos quatro sobreviventes da equipa que iniciou a derrota frente a França.

"É uma sensação incrível estar nas meias-finais do Campeonato do Mundo. Tal como qualquer atleta, queremos chegar à final e faremos tudo o que estiver ao nosso alcance", disse Perisic, de 33 anos. "A Argentina é uma grande equipa. É difícil comparar este jogo com a meia-final contra a Inglaterra. Será semelhante porque a Inglaterra também tinha um plantel fantástico".

Dalic não tem dúvidas e diz que se vai qualificar se a Croácia conseguir levar a melhor sobre Lionel Messi e a Argentina, que está a concorrer ao terceiro título depois de ter ganho em 1978 e 1986. "Para mim, a meia-final contra a Inglaterra foi a maior partida de todos os tempos e a partida contra o Brasil vem em segundo lugar nessa lista. O jogo de amanhã será o terceiro. Se conseguirmos vencê-lo, torná-lo-ia o melhor jogo de todos os tempos para a Croácia".