Ásia pode ser uma opção para os atletas russos voltarem às competições

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ásia pode ser uma opção para os atletas russos voltarem às competições
Comité Olímpico Internacional quer promover regresso dos atletas
Comité Olímpico Internacional quer promover regresso dos atletasIOC
Os atletas da Bielorrússia e Rússia e Rússia foram convidados a participar nas competições organizadas pela Ásia, uma situação que está a ser avaliada pelo Comité Olímpico Internacional (COI) para promover o regresso às competições.

O COI revelou, esta quarta-feira, que o Conselho Olímpico da Ásia ofereceu a hipótese dos atletas bielorrussos e russo de participarem nas competições daqueles eventos. Em cima da mesa está a hipótese da qualificação olímpica ser feita por esta via, numa altura em que a Europa tem fechado a porta como sanção pela invasão da Ucrânia.

Recorde-se que o COI já abriu a hipótese aos atletas destas duas nações para participarem nos Jogos Olímpicos de Paris em 2024, sob uma bandeira neutra. Contudo, a questão da qualificação continua a ser uma questão, uma vez que a grande parte dos países europeus tem restrições na entrada de cidadãos da Bielorrússia e Rússia.

"Nenhum atleta deve ser impedido de competir devido ao passaporte. Vamos continuar a explorar várias hipóteses", pode ler-se num comunicado do COI que entre as condições para o regresso está o não apoio da guerra e testes de anti-dopagem regulares.

Uma solução deverá surgir em breve, uma vez que a qualificação para os Jogos Olímpicos de 2024 vai começar este ano. No total, são 10,500 atletas em 32 desportos que vão tentar garantir o passaporte para Paris.